Cuiabá | MT 24/04/2024
Agro
Sexta, 23 de janeiro de 2015, 20h11

Sindicato e Associação firmam parceria para realizar treinamentos do Senar-MT em Chapada


Atualizar as técnicas de plantio e melhorar a produção de hortaliças são os principais objetivos da Associação de Horticultores Santa Edwiges, de Chapada dos Guimarães ao firmar parceria com o Sindicato Rural do município. A parceria consiste em o sindicato oferecer treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT)voltados para a Cadeia produtiva de Olericultura para as 17 famílias que fazem parte da Associação.

De acordo com a presidente do Sindicato Rural de Chapada dos Guimarães, Deusimar Lima, a princípio foram acordados três treinamentos para a associção. Nesta semana (19 a 23) ocorreu a turma de Olericultura Básica e já estão programados o treinamento de Cultivo Protegido para Olerícolas, em fevereiro, e o de Olericultura Orgânica para o mês de março. "Não queremos parar por aí, estaremos demandando outros treinamentos no decorrer do ano", disse a presidente do sindicato.

"Percebemos que os parceleiros estavam desestimulados, acredito que com estes treinamentos a horta Santa Edwiges seja revitalizada", afirmou Deusimar. "Queremos contribuir para a continuidade desse trabalho que começou há mais de 20 anos e não vinga por falta de conhecimento", avaliou.

De acordo com a presidente da Associação, Rosalina Luzia da Glória, conhecido co mo Rosa, a grande maioria das 17 famílias associadas tira o sustento da horta comunitária, mas a área de 2000 m2. "Minha mãe mesmo criou os cinco filhos com a renda dessa horta", enfatizou.

A produção da horta é agroecologica e especializada em folhagens como alface, couve e rúcula, na época das chuvas os agricultores também plantam beterraba e cenoura. "Vendemos apenas em Chapada. Temos clientes que vem de Cuiabá apenas para comprar nossas hortaliças", diz orgulhosa.

Entretanto, a pequena agricultura percebeu que a horta já não produz como antigamente. "A horta tem 26 anos, sei que precisamos trabalhar melhor a terra para garantir quantidade e qualidade dos produtos", afirmou. "A capacitação da mão de obra é a nossa esperança de melhoria", reforçou Rosa.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114