Cuiabá | MT 18/04/2024
Agro
Segunda, 26 de janeiro de 2015, 08h24

Mato Grosso vacina 99,6% do rebanho na segunda etapa da campanha contra Febre Aftosa


O Estado tem o maior rebanho do país e está livre da doença há 19 anos

Na segunda etapa de vacinação contra Febre Aftosa realizada de 1º a 30 de novembro de 2014 em Mato Grosso, 28.376.081 animais, entre bovinos e bubalinos de mamando a caducando, o que corresponde a 99,6% do rebanho, foram vacinados. Desde 2005 as etapas têm alcançado índices de vacinação superiores a 99%, verificando-se homogeneidade entre as regiões do estado. O balanço da vacinação foi divulgado na sexta-feira (23.01).

Mato Grosso tem o maior rebanho do país, está livre da doença há 19 anos e é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação. Os números atualizados da população de bovinos e bubalinos revelam um total de 28.487.977 animais no Estado.

Existem 103.859 propriedades de atividade pecuária no estado. O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) esteve pressente em 3.316 propriedades e acompanhou a vacinação de 2.565.373 cabeças. De acordo com o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, “a baixa inadimplência é resultado de incessantes trabalhos de divulgação, educação sanitária, fiscalização, e principalmente da conscientização e apoio dos produtores rurais, que confiam nessa iniciativa para manter o rebanho livre da doença”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, destacou que o resultado da campanha é um exemplo positivo. “Representa não só a preocupação econômica, mas também a preocupação do pecuarista com a segurança alimentar”, afirmou.

O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José Bernardes, falou sobre a parceria entre o setor público e privado na manutenção do estado de sanidade animal. “Nós temos divulgado e temos certeza que os pecuaristas estão conscientes da necessidade de manter esse trabalho, porque Mato Grosso desfruta de um estado sanitário ímpar no Brasil. É fundamental esse trabalho de conscientização que o Indea desenvolve”.

Rogério Romanini, diretor de relações internacionais da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), e o Superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Francisco Moraes Chico Costa, também estiveram presentes durante a apresentação do balanço da vacinação, e se mostraram satisfeitos com os resultados.

O Indea está visitando as propriedades que não realizaram a vacinação do rebanho dentro do prazo da campanha. O produtor é notificado e sofre sanções como multa em 2,25 Unidade Padrão Fiscal (UPF) por animal não vacinado. E ainda tem até 72 horas, da data da comunicação, para realizar a vacinação assistida por um técnico do Indea.

As atividades realizadas pelo Instituto contam com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e ainda com entidades ligadas ao setor pecuário, como a Famato, Acrimat, Acrismat, Sindifrigo, Ovinomat e o Fesa, que contribuem com as medidas de prevenção contra a febre aftosa.

A doença - Em 1996 foi registrado o último foco de febre aftosa em Mato Grosso, que desde então tem se mantido livre da doença. O estado participa anualmente do estudo de monitoramento da eficiência da vacinação contra a febre aftosa na zona livre, sob o acompanhamento do Mapa.

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A enfermidade é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios. O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entraram em contato com os animais doentes.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114