Cuiabá | MT 18/04/2024
Agro
Terça, 27 de janeiro de 2015, 18h31

Pacote de tecnologias da Embrapa para controle biológico de pragas é destaque do Show Rural


A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 46 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, investe no desenvolvimento de tecnologias de controle biológico de pragas desde a década de 80. Ao longo desses mais de 30 anos, muitos resultados foram alcançados e transferidos ao setor produtivo para tornar as práticas agrícolas mais saudáveis e em consonância com o meio ambiente no País. Parte desses resultados será apresentada ao público na Casa da Embrapa durante o Show Rural Coopavel 2015, que acontece em Cascavel, PR, de 2 a 6 de fevereiro de 2015. Esse evento, que já está em sua 27ª edição, recebe anualmente mais de 200 mil visitantes em busca do aumento de produtividade em suas propriedades, a partir do conhecimento e das oportunidades de negócios proporcionadas pela participação dos mais de 400 expositores e cerca de quatro mil pesquisadores e profissionais presentes.

O controle biológico tem como objetivo controlar as pragas agrícolas e os insetos transmissores de doenças a partir do uso de seus inimigos naturais. É um método de controle racional e sadio, pois se baseia no estudo da relação entre os seres vivos no meio ambiente, que é reproduzida pelos cientistas em condições experimentais. Esses inimigos naturais podem ser outros insetos benéficos e microrganismos, como fungos, vírus e bactérias, específicos para controlar as pragas-alvo.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia desenvolve pesquisas de controle biológico de pragas com o objetivo de reduzir o uso de produtos químicos empregados no manejo integrado de pragas. Essas pesquisas podem contribuir para a melhoria da qualidade dos produtos agrícolas, redução da poluição ambiental, preservação dos recursos naturais e, portanto, para a sustentabilidade dos agroecossistemas.

Confiram algumas das tecnologias que serão apresentadas pela Unidade no Show Rural Coopavel:

Serviços ecológicos aliam produção e sustentabilidade

Entre os destaques estão os serviços ecológicos que regulam o funcionamento dos agroecossistemas, a partir da seleção de plantas e técnicas de manejo para estruturar o sistema produtivo em propriedades rurais. Essas tecnologias têm como objetivo auxiliar agricultores na adequação de seus sistemas produtivos tradicionais às bases ecológicas exigidas pelo mercado atual, conjugando a utilização dos recursos naturais com a responsabilidade de preservá-los.

O desenvolvimento rural sustentável é uma forma de reverter a degradação ambiental, melhorar a qualidade dos alimentos e diminuir a dependência dos produtores em relação a insumos químicos industriais. Além disso, pode contribuir para que pequenos agricultores consigam entrar no mercado de produtos orgânicos, que vem crescendo muito no Brasil, acompanhando as tendências atuais de consumo por produtos mais saudáveis e nutritivos.

O controle biológico de pragas é um dos serviços ecológicos que a Embrapa oferece aos produtores rurais, entre outros, como consórcios, policultivos, barreiras vegetadas e sistemas agroflorestais. Todos são planejados de acordo com o interesse do agricultor, utilizando plantas adaptadas às diferentes regiões.

Importância da polinização nas lavouras será tema de palestra no dia 5

Uma das práticas estimuladas pela Empresa é a conservação de insetos polinizadores, como as abelhas. Além de produzir mel, cera e própolis, as abelhas são agentes fundamentais na polinização das lavouras. Para se ter uma ideia da importância desses insetos benéficos, 74 das plantas mais consumidas do mundo dependem da polinização.

Mas, para que o agricultor se beneficie do trabalho das abelhas, é necessário que ele adote práticas que favoreçam sua conservação, como explica a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Carmen Pires. No dia 05 de fevereiro, ela estará presente ao Show Rural Coopavel, onde apresentará a palestra "Controle biológico e polinização: serviços do ecossistema na agricultura".

Essas práticas, que incluem a preservação de áreas cobertas por vegetação nativa nas proximidades dos campos cultivados e redução do uso de defensivos agrícolas - principal causa de mortalidade de abelhas - fazem parte dos serviços ecológicos que a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia desenvolve de forma participativa com produtores rurais.

Todo o processo é calcado no entendimento das interações ecológicas entre os diferentes componentes do agroecossistema para que possam ser manejadas e aplicadas em prol do produtor rural. "Trata-se de uma sistematização de esforços para produzir um modelo de agricultura tecnológico abrangente, socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente sustentável", explica a pesquisadora.

E complementa: "Para garantir a presença das abelhas nos cultivos agrícolas, é fundamental que os agricultores minimizem os impactos ambientais, procurando mudanças progressivas que os levem a sistemas de produção mais amigáveis para o ambiente. Em longo prazo, eles serão os principais beneficiados por um ambiente saudável".

Outras tecnologias de controle biológico: armadilhas à base de feromônios e inseticidas biológicos

Quem visitar a Casa da Embrapa no Show Rural Coopavel 2015 terá ainda a oportunidade de conhecer outras técnicas de controle biológico desenvolvidas pela Unidade da Embrapa, como a produção de inseticidas biológicos para controle de pragas que atacam culturas agrícolas e mosquitos transmissores de doenças. Esses produtos são desenvolvidos a partir de bactérias específicas para controlar os insetos-alvo, sendo, portanto completamente inofensivos ao homem, animais e ao meio ambiente.

Além disso, serão apresentadas também armadilhas à base de feromônios sexuais para monitorar e controlar percevejos-praga da soja. Os feromônios são os mais importantes elementos da comunicação entre os insetos. São substâncias químicas de cheiro peculiar, presentes em cada espécie, que atuam como meios de comunicação. Na natureza, os feromônios são responsáveis pela atração de indivíduos da mesma espécie para acasalamento, demarcação de território e outros tipos de comportamento. Os cientistas reproduzem, em laboratório, as condições observadas na natureza para monitorar o comportamento dos insetos-praga e interromper a sua reprodução.

Os feromônios isolados em laboratório são colocados em armadilhas que, por sua vez, são distribuídas nas lavouras de soja com o objetivo de monitorar e controlar as populações dos percevejos-praga e, consequentemente, reduzir os danos às plantações.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114