Cuiabá | MT 20/04/2024
Agro
Sexta, 30 de janeiro de 2015, 07h38

Produtores manifestam preocupação para formalizar cadastro para acesso a crédito


"Apenas com as ferramentas da democracia o agronegócio irá garantir avanços, a exemplo do que já ocorreu com a aprovação do Novo Código Florestal", .com essa afirmação, o presidente do Sistema Famato Senar-MT, Rui Prado, discursou ontem (29) na abertura oficial da colheita de soja Safra 2014/2015, e que realiza o Fórum Soja Brasil: As perspectivas para o agro no segundo governo Dilma. Dificuldades referentes a formalização de cadastro para acesso a crédito foram manifestadas por produtores.

"Temos que subsidiar a Frente Parlamentar da Agricultura com dados e argumentos para enfrentarmos os desafios do setor, que são muitas como a questão de demarcações de terras indígenas, infraestrutura e logística. Os problemas não são novidades para ninguém, o que precisamos é de atitudes nesse novo governo", apontou.

 


O Fórum faz parte do Projeto Soja Brasil e ocorreu na sede da Fazenda Sementes Adriana, na Serra da Petrovina, Zona Rural de Alto Garças (360 km de Cuiabá, na região sul do Estado). Além de Prado, participaram do fórum o vice-governador de Mato Grosso Carlos Favaro, o presidente da Aprosoja Mato Grosso, Ricardo Tomczyk, vice-presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e deputado federal (PSD-MG), Marcos Montes e o vice-presidente da FPA e deputado federal (PSDB-MT), Nilson Leitão. O apresentador do Canal Rural João Batista Olivi foi o mediador do debate.

O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho e o superintendente do IMEA, Otavio Celidonio, também acompanharam o evento. Logo após o fórum houve uma colheita simbólica, realizada por sete máquinas sendo operadas por algumas das autoridades presentes, representando a abertura oficial da colheita este ano.

Soja Brasil - Este foi o terceiro ano consecutivo que o Senar-MT realizou em parceria com o Canal Rural, Aprosoja Brasil e Aprosoja Mato Grosso o projeto Soja Brasil. Nesta edição, durante a Etapa Mato Grosso, a Caravana Soja Brasil visitou 19 municípios mato-grossenses. Ao todo foram cerca de 7 mil quilômetros rodados e mobilizados pelo menos 3000 produtores.

Diversos assuntos foram abordados ao longo das duas etapas do Projeto Soja Brasil em Mato Grosso. A falta de mão de obra qualificada foi uma das principais reclamações feitas em todos os municípios pelos quais a Caravana passou.

Os produtores também se mostraram preocupados com o Sistema Integrado de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) e as consequências para aqueles que não conseguirem fazer o CAR a tempo, já que uma das sequelas é não ter acesso aos financiamentos e aos produtos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). "O prazo final para o preenchimento do CAR é cinco de maio. Ainda há muitas dúvidas entre os produtores e durante o Soja Brasil, a equipe técnica do Senar-MT observou que a muitos ainda não fizeram o processo", ressalta Rui Prado.

Um dos resultados do Soja Brasil deste ano é que o Senar-MT passa a ofertar dois novos produtos: A qualificação de 120 horas em Agricultura de Precisão, lançado durante as palestras do projeto, e a Oficina CAR, de quatro horas. Durante a caravana do Soja Brasil foram realizadas 21 oficinas, uma em cada município e duas extras em Primavera do Leste e Alto Araguaia, capacitando 420 produtores rurais.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114