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Agro
Terça, 17 de fevereiro de 2015, 21h11
Estradeiro da Esperança

'Estradeiro da Esperança' dá a largada para pavimentação da MT 110 e retomada da MT 100


Região tem área de pecuária e grande produtividade de sementes de soja e grãos. Obras vão representar justiça social.

Vice-governador Carlos Fávaro assume compromisso durante reunião no Sindicato Rural de Alto Garças

Do Chapadão do Alto Garças

Alberto Romeu e Wellinton Nascimento
Edição: Alberto Romeu
Fotos: Fernando Rodrigues

A região do Chapadão do Alto Garças e Guiratinga em Mato Grosso, (cerca de 300 km ao Sul de Cuiabá), que detém terras férteis e se destacam dentre as de melhor produção de grãos, porém das mais esquecidas pelos governos de Mato Grosso, pôde sentir na prática que investimentos em rodovias devem efetivamente se concretizar na gestão do atual governador Pedro Taques. Mais que levar infraestrutura para o escoamento da safra, as obras vão finalmente proporcionar justiça social e ainda provocar o impulso que toda aquela área almeja há décadas. Paralelo a isso, está sendo feito um trabalho para se evitar o fechamento do terminal ferroviário da ALL em Alto Araguaia.

Leia mais sobre o assunto por links no final da reportagem

O start para as conquistas foi dado durante a realização do 1º “Estradeiro da Esperança”, ocorrido no dia 14 de fevereiro, um sábado em pleno período de Carnaval, e que trouxe para a região o vice-governador Cárlos Fávaro, o senador José Medeiros, o deputado federal Adilton Sachetti, o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte, o presidente da Aprosoja, Ricardo Tomczyk, os deputados estaduais Ondonir Bortolin (Nininho) e Sebastião Rezende. Também participaram 10 prefeitos da região, vice-prefeitos, vereadores e ex-prefeitos. O setor produtivo compareceu com cerca de 200 representantes no evento de iniciativa e coordenado pelo produtor rural, ex-prefeito de Alto Garças, Roland Trentini, que é ainda vice-presidente da Aprosoja para a Região Sul e membro da Associação Brasileira de Produtores de Sementes de Soja – Abrasse. O envolvimento e a participação dos delegados da Aprosoja regional Sul e do Sindicato Rural de Alto Garças foram fundamentais para o evento.
 

Comitiva saiu na madrugada de sábado em direção à região que enfrenta problemas nas estradas.

Na noite de sexta-feira (13) reunião na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Alto Garças estabeleceu o roteiro a perseguir. Já no próprio sindicato os anseios dos produtores rurais começavam a obter resultados, com compromissos que eram assumidos pelo vice-governador Carlos Fávaro ( que representava o governador Pedro Taques), pelo deputado federal Adilton Sachetti e pelo secretário de Infraestutura, Marcelo Duarte.

Partida
O dia mal havia clareado no sábado quando às 5h30 a comitiva saiu de Alto Garças pela BR 364, sentido Rondonópolis, entrando em estrada de terra na MT 110, chegando próximo a Guiratinga no entroncamento para Tesouro. Dali seguiu pela MT 270 e a partir de Torixoreu na MT 100, passando por Ribeirãozinho, Ponte Nova, Araguainha, Alto Araguaia e retornando para Alto Garças, totalizando um percurso de aproximadamente 480 km de estradas de terra, já por volta de 19h30.

Na Ponte do Onça, era possível se ver ainda uma passagem improvisada por dentro do rio que foi usada por um longo tempo quando a mesma estava intransitável para caminhões, carretas e ônibus. Além de prejudicar o escoamento da produção, havia ainda um problema social, já que as crianças para ir à aula tinham que passar por dentro do leito do rio.

Caminhoneiros enfrentam muita poeira no trajeto que liga Guiratinga a BR 364 para acesso ao terminal em Alto Araguaia.

 

Várias poças d'agua ao longo do trajeto

Além da Ponte do Onça, no início do trajeto, outras resistem ao longo do tempo. A ponte do Água Suja, construída no governo Dante de Oliveira, Ponte do Rio Garças, construída pelo governador Frederico Campos e ainda a Chico França requerem manutenção e sinalização. Após o distrito de Alto Diamantino duas pontes de madeira estão precárias. O local já foi bastante movimentado, quando reduto de garimpeiros de diamante, mas hoje habitado por lavoureiros. Foram realizadas paradas regulares para apontamentos e avaliações do percurso e a comitiva pode observar o resultado de décadas de descaso. Pela estrada deveria passar toda a produção de grãos da região, incluindo Guiratinga, com destino ao terminal ferroviário da ALL em Alto Araguaia. Entretanto, grande parte dos produtores ainda recorre um trecho mais longo, de asfalto, que liga o terminal ferroviário em Rondonópolis, ao invés de Alto Araguaia, o que aumenta em cerca de 200 km o percurso.
 

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O comboio do Estradeiro passou pelas serras da Tromba, do “S” e ainda a do “Tonicão” que além dos riscos que oferecem aos motoristas, ainda representam prejuízos devido sua precariedade. Ao longo do trajeto as autoridades observavam estradas ruins cercadas pelas lavouras.
 

Marcelo Duarte (esq), Roland Trentini e o vice-governador Carlos Fávaro discutem alternativa de traçado da rodovia.

Na área do Chapadão muitas máquinas agrícolas foram avistadas ao longo das estradas, o que demonstra o trabalho e investimento dos produtores rurais, sem que os governos tenham dado a devida contrapartida em infraestrutura, Saúde ou Educação.

Após passar pelo distrito de Alto Diamantino, já havia sido completado 200 km de extensão, fazendo em seguida uma parada estratégica em Torixoréu para discussão de metas e para o almoço na Fazenda Girassol, do produtor e ex-senador Gilberto Goellner.
 

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