Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Segunda, 23 de fevereiro de 2015, 19h47

Rally da Safra avalia áreas de expansão da soja no Mato Grosso


Equipe 4 percorre fronteiras agrícolas que mais crescem no Estado

Técnicos do Rally da Safra iniciam amanhã, terça-feira, dia 24, a avaliação de lavouras de soja nas regiões Norte e Nordeste do Mato Grosso, principais fronteiras agrícolas do Estado. A Equipe 4 visitará propriedades localizadas nas regiões de Gaúcha do Norte, Canarana, Querência e Vila Rica, onde a soja vem ganhando novas áreas a cada safra. Na 6ª feira, a expedição deixará o Estado e seguirá para outra área de expansão - Redenção, no Pará - chegando a Araguaína (TO) no sábado, quando a Equipe 4 encerra os trabalhos.

Parte da região a ser visitada no Mato Grosso pelos técnicos registra perdas em razão da seca que atrasou o plantio e prejudicou lavouras na fase de enchimento de grãos. Desde a semana passada, no entanto, chuvas continuadas dificultam a colheita. “Ainda não há relatos de perdas por excesso de chuvas”, afirma Valmir Assarice, coordenador da Equipe 4. Segundo perspectivas da Agroconsult divulgadas antes do início do Rally da Safra 2015, a produção de soja no Mato Grosso deve alcançar 28,4 milhões de toneladas, com 7% de crescimento em relação à safra passada. A projeção para área plantada é de 6% de crescimento em relação à safra anterior, chegando a 9 milhões de hectares.

Estimativa de safra

Técnicos do Rally da Safra 2015 iniciaram a 12ª edição da expedição em um cenário de contrastes tanto para a soja como para o milho. As lavouras vêm se desenvolvendo bem nos três estados da Região Sul, dentro do esperado no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins e abaixo do esperado devido às chuvas irregulares e estiagem em Goiás, Minas Gerais, Bahia, Piauí e Maranhão.

Com relação à rentabilidade do produtor, o cenário não deverá registrar os recordes das últimas safras. Depois de anos de preços muito bons, a estimativa é de uma redução significativa da margem dos produtores, com algumas regiões se aproximando do break even. O ânimo dos produtores e a confiança em investimentos estão menores, o que impacta todo o mercado e a cadeia produtiva.

Roteiro

Na sequência da expedição, as Equipes 5, 6 e 7 visitarão lavouras de soja entre os dias 01 e 18 de março no Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.

Nesta edição, outras duas equipes avaliarão o milho safrinha entre os dias 24 de maio e 13 de junho, passando por Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná, complementando assim os dados levantados pela Equipe 1.

A largada do Rally da Safra 2015 ocorreu no dia 29 de janeiro em Chapecó/SC. Durante toda a expedição serão realizados 12 eventos para produtores rurais, com palestra sobre mercado de soja e milho proferida por analista da Agroconsult e apresentadas palestras técnicas abordando temas como refúgio, manejo de doenças, armazenagem e mecanismos de proteção de preços.

Organizado pela Agroconsult, o Rally da Safra 2015 chega à 12ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil, Bayer, Fertilizantes Heringer, Monsanto, Vale, Volkswagen, Pacifil e Ipiranga Lubrificantes com apoio da FIESP, Fundação Agrisus, BM&FBOVESPA, Agrosatélite, Impar Consultoria no Agronegócio, Universidade Federal de Viçosa e Esalq-Log.

O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydasafra.com.br, com informações atualizadas diariamente no www.twitter.com/RallydaSafra e www.facebook.com.br/RallydaSafra 

 Roteiro

DATA

MUNICÍPIO

UF

OBSERVAÇÃO

23/fev seg

Sinop

MT

Concentração da Equipe

24/fev ter

Gaúcha do Norte

MT

Pernoite

25/fev qua

Querência

MT

Pernoite

26/fev qui

Vila Rica

MT

Pernoite

27/fev sex

Redenção

PA

Pernoite

28/fev sáb

Araguaína

TO

Final da Etapa / Dispersão

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114