Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sexta, 27 de fevereiro de 2015, 13h43

Entidades do agronegócio se comprometem a recompor preços do frete, anuncia Aprosoja


A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) busca soluções para encerrar as mobilizações dos caminhoneiros em Mato Grosso. Na quinta (26), o presidente da entidade, Ricardo Tomczyk, e o diretor executivo, Wellington Andrade, estiveram em São Paulo reunidos com representantes da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) e da Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove).

A Abiove se comprometeu a iniciar imediatamente a recomposição do valor dos fretes, que é uma das pautas dos profissionais mobilizados. "Os bloqueios nas rodovias impactam diretamente em nossa produção, pois ainda temos mais de 50% da safra para serem colhidos no Estado. Precisamos encontrar uma solução rápida", diz Tomczyk.
 

.

Durante o Seminário Previsão de Safra da Anec, Ricardo Tomczyk explicou os impactos graves que já estão ocorrendo em Mato Grosso com as manifestações, como falta de combustíveis, dificuldade de transporte da safra para os armazéns, além do desabastecimento dos municípios com alimentos.

"Esperávamos a ação do poder público, mas as negociações não avançam e não percebemos a desmobilização. A soja está pronta para ser colhida e não podemos perder boa parte da safra", enfatizou a entidade na parte da manhã, quando não havia começado os desbloqueios. . A associação entende que o aumento dos valores dos fretes impacta diretamente na conta do produtor, mas não vê outra solução imediata para a situação. "Mais uma vez, o produtor vai cortar na própria carne", diz o presidente da Aprosoja.

Seminário - O consultor André Pessôa, da Agroconsult, trouxe durante o seminário informações sobre as safras de soja, milho e algodão no País. Ele informou que a expectativa é de produção de 94 milhões de toneladas de soja. "Os números estão ajustados, mas não acredito que cheguemos a esta produção", afirma Tomczyk. Sobre a renda da atividade, que Pessôa informou estar praticamente no "zero a zero", o presidente da Aprosoja concorda: "se não fosse a alta do dólar, estaríamos no vermelho".




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114