Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sexta, 06 de março de 2015, 08h46

Mesmo a todo vapor, plantio de milho continua atrasado em Mato Grosso


A semeadura de milho ganhou ritmo satisfatório na última semana, em Mato Grosso, registrando o maior avanço nesta safra, de 24,6 p.p., no comparativo com a semana anterior.

Conforme o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) foram semeados 64,6%, ou 1,81 milhão de hectares da área estimada. Apesar de as condições da semeadura terem sido favoráveis, o avanço ainda assim não foi suficiente para diminuir o atraso. Com isso, a temporada 2014/15 deve realizar o maior percentual do plantio fora da sua janela ideal.

“Espera-se que nesta semana o ritmo se apresente ainda mais intenso na tentativa de finalizar a semeadura de milho o quanto antes, pois a expectativa de baixos volumes de chuva para os meses a partir de abril, vem preocupando os produtores do cereal quanto a produtividade da lavoura, fazendo com que corram contra o tempo para evitar as possíveis perdas”, aponta o Imea.

Hoje, a região Centro-Oeste é a maior produtora do cereal de segunda safra. Para a segunda safra de milho, caso o clima não traga surpresas, prejudicando o bom desempenho das lavouras, espera-se que a produção brasileira oscile entre a manutenção e uma leve redução, quando comparada com os números da safra passada, 48,4 milhões e 48,3 milhões de toneladas na safra 14/15.

Segundo a Conab, a produção brasileira de milho na temporada 14/15 está estimada em 78,4 mi/t, comparada com 80,1 mi/t produzidas no ano passado, representando uma redução de 2,1%.

Agrolink

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114