Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Quinta, 12 de março de 2015, 12h44

Colheita de soja chega a 67,44% em Mato Grosso


A colheita da soja em Mato Grosso chega a 67,44% da área total, informou esta semana o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (IMEA). O percentual ainda é inferior ao da safra passada para o mesmo período.

Já as exportações mato-grossenses da safra 2014/15 têm se mostrado "bastante magras até agora", segundo o boletim. Em janeiro, por exemplo, não houve exportação. Em fevereiro, mesmo colhendo sua maior safra, o estado escoou os menores valores para esse mês desde 2008, de 357,0 mil toneladas, volume bem abaixo dos 1,2 milhão de toneladas registradas em fevereiro de 2014. Essa defasagem deve-se ao atraso da colheita na primeira quinzena de fevereiro, comprometendo o potencial de escoamento, e à greve dos caminhoneiros que comprometeu, na segunda quinzena, a capacidade de escoamento das 12,2 milhões de toneladas disponíveis até ao fim do mês.

Fevereiro foi marcado pela valorização das cotações internas da soja em reflexo ao dólar, que iniciou forte movimento de alta desde o fim do ano passado. Os ganhos nas cotações elevaram os preços médios de vendas de fevereiro para valores acima do custo total da safra atual, estimulando as vendas de 2,6 milhões de toneladas. De acordo com o IMEA, com este volume, a comercialização totalizou até fevereiro 59,4% ou 16,5 milhões de toneladas. As negociações não apresentaram volumes ainda maiores, em grande parte, devido à greve dos caminhoneiros que desestimulou as negociações no final do mês.

Assim, mesmo com os bons volumes negociados, a safra, ainda, apresenta atraso em suas vendas com relação à 2014. Com as novas altas registradas no dólar em março, acredita-se que o mesmo continuará sendo o motor das negociações a curto prazo, reduzindo os impactos negativos dos baixos preços externos neste ano. O IMEA projeta para março 2,58 milhões de toneladas escoadas, no entanto, dada as grandes negociações realizadas até o fim de fevereiro para o contrato de março e a necessidade de cumprir os contratos atrasados de fevereiro, este volume pode ser ainda maior.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114