Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Quinta, 26 de março de 2015, 09h51

Tratamento de sementes garante o controle de doenças dos cereais de inverno


 

 

Foto: Instituto Phytus/Divulgação 

Utilizar uma amostra representativa do lote que será utilizado para implantação da lavoura é um dos principais mecanismos de precaução de infecções futuras

 

 

De maneira geral, praticamente todos os patógenos que causam doenças importantes nos cereais de inverno (trigo, cevada e aveia) são transmitidos via sementes, entre eles: Drechslera spp., Bipolaris sorokiniana, Pyricularia grisea e Stagonospora nodorum. Tendo em vista que a grande maioria dos patógenos transmitidos pelas sementes são aqueles que irão causar as manchas foliares de maior impacto na cultura, é de fundamental importância que, além de escolher uma semente de excelente qualidade sanitária, seja realizada a patologia dessas sementes para identificar exatamente quais fungos estão presentes e em que quantidades. "Isso porque a eficiência de qualquer produto vai estar diretamente relacionada com a incidência de patógenos nas sementes", explica a coordenadora de Microbiologia e Tratamento de Sementes do Instituto Phytus e doutora em Engenharia Agrícola, Caroline Almeida Gulart. A partir disso, completa a pesquisadora, é possível obter informações necessárias para a decisão acerca do produto a ser utilizado. Além disso, também é importante dar atenção à qualidade da cobertura do produto sobre as sementes.

A doutora alerta ainda sobre o método a ser utilizado para a detecção dos patógenos, visto que o processo mais utilizado, o Blotter-test, pode ter limitações para alguns patógenos, sendo necessário lançar mão de alternativas. Já entre os cuidados na escolha do tratamento de sementes são necessários observar a Fungitoxidade, a dose, o espectro de ação frente aos principais patógenos, além do residual de controle.

 

Para conhecer as bases de um tratamento de sementes eficiente e seguro, além de obter informações sobre qual o Tratamento de Sementes mais indicado para cada cultura, acesse http://atualizacoes.iphytus.com e matricule-se no curso "Diagnose e Proteção de Sementes". O curso é coordenado pela Dra. Caroline Gulart e pelo Dr. Marcelo Madalosso. As inscrições encerram no dia cinco de abril.

 

 

Acesse as redes sociais do Instituto Phytus e conheça as novidades em pesquisa, ensino e comunicação para o agronegócio: pelo twitter @iphytus e também pela fanpage facebook.com/iphytus. Além desses canais, o Instituto também está conectado com seus públicos através do Google+ http://goo.gl/459GJ6 e do Linkedin http://goo.gl/VOoPnf.

 

 

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114