Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Terça, 31 de março de 2015, 18h34

IFMT Cáceres e Embrapa apresentam tecnologia de Integração Lavoura Pecuária e Floresta


Como alternativa sustentável para produção agropecuária em áreas legalmente aptas a serem utilizadas no pantanal, o Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT, Campus Cáceres apresentou, na manhã desta terça-feira (31.03), a tecnologia de Integração da Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) desenvolvida em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, na Unidade de Referência Tecnológica implantada no campus aos participantes do 2º Encontro Técnico da Soja e do Milho da Região Sudoeste de Mato Grosso.

O evento realizado pela Agropecuária Grendene LTDA e o Sindicato Rural de Cáceres em correalização com o IFMT Cáceres e a Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, reúne cerca de 500 participantes entre produtores rurais, profissionais, empresas e acadêmicos da área de agrária. Entre os objetivos, o encontro visa promover discussão sobre as práticas de integração-lavoura-pecuária ou lavoura-pecuária-floresta dos sistemas de produção na região sudoeste que sejam viáveis com sustentabilidade técnica, ambiental e econômica.

"O nosso propósito é conceber a produção de grãos na região de Cáceres como mais um componente do sistema produtivo que envolve a pecuária de corte e leite e a produção florestal. Atividades que se complementam dentro da propriedade", explica um dos organizadores do evento, o professor do IFMT Cáceres, Milson Serafim.

Na visita ao campo no IFMT Cáceres, os participantes, organizados em grupos, percorreram duas estações implantadas na Unidade de Referência Tecnológica. Na primeira, o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Flávio Jesus Wruck, apresentou o conceito e os objetivos da iLPF e o processo de implantação do sistema na Unidade Demonstrativa, além de defender a tecnologia como alternativa para a região. "Como o bioma pantanal é muito sensível temos que buscar sistemas sustentáveis e o da iLPF, aqui apresentado, é o grande exemplo disso", apontou Flávio.

Em abordagem sobre a implantação e condução do sistema Floresta, o professor do IFMT Cáceres Arthur Chaves, mestre em Ciências Florestais e Ambientais, apresentou o componente florestal de cada um dos quatro sistemas florestais implantados na unidade: Eucalipto, Aroeira, Mogno Africano com Ipê e Acácia Mangium.

A realidade do clima e solo na região de Cáceres foram aspectos abordados na outra estação do IFMT. O doutor em Ciência do Solo, Milson Serafim e o mestrando em Agronomia Alan Soares apresentaram resultados que demonstram a eficiência do sistema iLPF por meio de análises de características químicas, físicas e biológicas do solo. Em torno de uma trincheira aberta no solo, os pesquisadores ressaltaram que o sistema iLPF favorece o alimento dos microorganismos, possibilita maior retenção de água, menor resistência a penetração das raízes e aumenta a eficiência dos fertilizantes.

Cadastro Ambiental Rural

O IFMT/ Cáceres sediou também durante todo o dia oficina sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR realizada pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) Waldete Gomes de Santana.

Dividida em duas turmas, a oficina destaca os benefícios e procedimentos para a inscrição no CAR, um registro eletrônico, obrigatório, para todos os imóveis rurais, criado, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente, pela Lei 12.651/2012 com o propósito de integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114