Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quinta, 09 de abril de 2015, 14h18

Inscrições ainda podem ser feitas pela internet para o CresceMT


Últimos dias para garantir sua participação no Cresce-MT "Educação, política e economia para uma sociedade melhor". Mais de 600 pessoas já se inscreveram no evento que promete colocar a educação no centro do debate da sociedade mato-grossense. As inscrições se encerram na próxima segunda-feira (13.04), às 20 horas e só podem ser feitas pelo site www.senarmt.org.br.

Para dar o tom das discussões os organizadores convocaram palestrantes renomados. A palestra principal "Como a educação transforma a economia e a política de uma sociedade", será ministrada pelo educador Mário Sérgio Cortella. Já o mestre em economia Xico Graziano abordará o tema "A importância da educação para o agronegócio do Estado" e o economista e apresentador de TV, Ricardo Amorim, irá tratar do tema "Economia e Educação como agentes de mudança". Após as apresentações, os palestrantes participam de painéis de discussões e juntam-se a eles várias autoridades e profissionais do Estado especializados no assunto.

"Garantir a educação de um filho é o melhor investimento que um pai pode fazer, pois só com conhecimento é possível se destacar no mundo globalizado. Isso no meio urbano ou no rural", comentou Graziano ao avaliar a escolha do tema do Cresce-MT. "Um Estado como Mato Grosso que tem a possibilidade de maior fertilidade, não só da terra, mas da vida em geral, não pode esquecer que iniciativas como esta permitem que façamos os nossos pactos de uma melhor convivência com uma formação mais sólida", avaliou Cortella sobre o evento. "Só mudamos as pessoas através da educação que cria condições para a população saber o que quer. Os próprios governantes de um país mais educado serão melhor capacitados", completou Ricardo Amorim.

O presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, afirma que o evento nasce com o objetivo de colaborar com debate sobre o assunto no Estado. "O Agronegócio é responsável por 50% do Produto Interno Bruto de Mato Grosso e o setor quer inserir o tema nos seus debates para mostrar como a educação é importante no desenvolvimento e uma sociedade", analisa. Ele diz ainda que o setor está preocupado com a formação educacional da população. "A garantia constitucional da educação gratuita e de qualidade precisa de fato acontecer e os meios para se chegar a ela devem ser exaustivamente debatidos".

IMPORTANTE - Um dos diferenciais do Cresce-MT é que as palestras irão contar com um tradutor de libras para que os deficientes auditivos consigam acompanhar o debate. Todos os participantes receberão certificados.

O Cresce-MT acontece na próxima terça-feira (14.04) e é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato), no Cenário Rural, em Cuiabá, a partir das 08 horas. A programação se estende por todo o dia até às 17 horas. Interessados em participar da atividade devem acessar o site da instituição www.senarmt.org.br ou ir diretamente no link http://www.sistemafamato.org.br/portal/senar/crescemt/. Clicar na programação para ser direcionado a página do Guichê Web, escolher o ingresso do Cresce-MT e concluir a compra. A taxa de inscrição é de R$ 40 inteira e R$ 20 para estudantes, idosos e portadores de deficiência.

Programação Cresce MT:
09h às 10h - Abertura
Rui Prado

10h às 11h - Palestra Mario Sérgio Cortella
Como a educação transforma a economia e a política de uma sociedade

11h às 11h30 – Xico Graziano
11h30 às 12h30 - Debate
- Mário Sérgio Cortella
- Permínio Pinto Filho - Secretário Estadual de Educação
- Xico Graziano


12h30 às 14h - Almoço

14h às 15h – Ricardo Amorim, Economia
15h – Painel / Debate Geral
Ricardo Amorim
Onofre Ribeiro
Rui Prado
Seneri Paludo - Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico
Mediador – Luzimar Collares
Encerramento – 17h
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114