Cuiabá | MT 24/04/2024
Agro
Terça, 14 de abril de 2015, 11h31

Rui Prado destaca que aqui é onde o Brasil faz bonito


"O senhor está no lugar onde o Brasil dá certo, onde o Brasil faz bonito. Aqui nasce a produção que garante o superávit na balança comercial". Foi desta forma que o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, iniciou sua participação como principal representante do setor produtivo de Mato Grosso na Parecis SuperAgro, feira agropecuária realizada pela oitava vez em Campo Novo do Parecis, iniciada na segunda-feira (13). O interlocutor de Prado foi o ex-ministro de Integração Nacional, Ciro Gomes, convidado para realizar a palestra inicial do evento.

A feira, que segue até quarta-feira (15.04), é considerada uma das maiores do setor no Estado, para realização de negócios e absorção de conhecimento e tecnologia para agropecuária. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) além do estande que terá na feira, também oferecerá 10 oficinas divididas entre os setores de beneficiamento de leite, manutenção de tratores agrícolas e também para a área de Normas Regulamentadoras (NRs). Todas as oficinas são gratuitas e têm duração de quatro horas. Os interessados devem buscar mais informações no sindicato rural do município.

Na abertura, o presidente do Sistema Famato/Senar destacou a relevância do setor produtivo de Mato Grosso e da região para economia nacional. Também enfatizou, como produtor rural de Campo Novo do Parecis, cidade onde a feira é realizada, a importância do evento. "Esta feira representa trabalho, conhecimento, crescimento. Já está consolidada como um grande evento e é sempre um local onde os produtores rurais conseguem absorver muita informação e conhecer as novas tecnologias", disse.

Rui também aproveitou o momento para comentar a preocupação com a falta da liberação do crédito oficial rural pelo governo federal. "Com todos os instrumentos que o governo federal tem para fomentar a agropecuária, até agora não moveu um dedo para liberar o crédito oficial. Temos estudos que mostram que quanto menor chegar o crédito ao campo, menor será a produção e maior será o preço dos produtos", criticou.

O presidente do Sindicato Rural de Campo Novo, Alex Utida, fez um breve histórico sobre a evolução da agricultura em Mato Grosso, a partir da década de 1980, demonstrando os desafios para o futuro do setor. "Estamos num momento de repensar o agronegócio como um todo. Da porteira para dentro, biotecnologia e agricultura de precisão são assuntos muito importantes. Mas também temos que discutir o momento político ímpar, de forma a obter cada vez mais apoio para esse que considero o mais importante elo da economia do Brasil".

O convidado da manhã, que proferiu palestra com o tema Conjuntura Política e Econômica do Brasil, Ciro Gomes, deu ênfase à importância que o Centro-Oeste tem no cenário do país. "Todas as vezes que a ronda do pessimismo e do medo do futuro com relação ao Brasil me aterroriza, eu dou um jeito de voltar ao Centro-Oeste. Porque aqui eu restauro a minha confiança de que, por esse caminho do trabalho árduo, sério, humilde, modesto, mas muito rico, é a pista do que nós precisamos para o nosso país".

Na quarta-feira, o presidente do Sistema Famato/Senar volta ao evento para participar, junto do governador Pedro Taques e outras autoridades, do painel político sobre os desafios do agronegócio do Estado. O debate começa às 14 horas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114