Cuiabá | MT 24/04/2024
Agro
Quarta, 15 de abril de 2015, 09h37

Do Pantanal para o mundo: Senepol da San acelera ciclo e garante lucro


Credibilidade que vem da trajetória da família na pecuária brasileira. Roberto Folley Coelho carrega esse peso, de ouro, no nome. Seu avô, Laucídio Coelho, foi quem deu os primeiros passos na criação de gado, ainda na época em que o estado era Mato Grosso.
senepol roberto

O visionário Laucídio foi conquistando terras brasileiras com sua produção de bovinos e passou para os descendentes a paixão pela lida no campo.

Hélio Coelho, filho caçula de Laucídio, pai de Roberto, formado em medicina, também foi fisgado pelo trabalho da família na pecuária. E assim, conseqüentemente, as demais gerações Coelho deram continuidade ao trabalho exemplar na produção, principalmente, de alta carga genética de bovinos.

O Senepol veio na necessidade de acelerar o processo de produção e rentabilidade. Com um grande rebanho da raça Nelore, o pecuarista Roberto Folley Coelho enxergou a solução no cruzamento com uma raça taurina. A partir daí, foram realizadas inúmeras pesquisas até chegar a raça Senepol, hoje, o produto melhorador.

Os animais Senepol da San são de base genética CN (Castle Nugent Farms) e WC (Annaly Farms), principais linhagens que deram origem a raça no Caribe. Todos nascidos e criados no Pantanal Sul-Mato-Grossense, onde o calor elevado predomina, e participantes do Programa de Melhoramento Genético Geneplus Embrapa. Os machos passam pela Pads – Prova de Avaliação de Desempenho do Senepol.

“O nosso sistema de seleção premia os animais que tiveram melhor aleitamento, ou seja, mães mais leiteiras. Nosso olhar sobre o Senepol sempre foi sobre a fêmea que expresse feminilidade e longa vida reprodutiva, caráter mocho, docilidade e produza bezerros que nasçam pequenos e pesem muito na desmama”, afirma Roberto.

O criatório Senepol da San fica na Fazenda San Francisco, também conhecida pelo agroecoturismo no Pantanal. Todos estão convidados a conhecer. Fazenda San Francisco – BR 262, KM 583, Zona Rural de Miranda-MS. Escritório (Genética Aditiva) – Via Park, 67, Campo Grande-MS. Telefone: (67) 3321-5166.

Autoria: Carlos Arakaki
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114