Cuiabá | MT 23/04/2024
Agro
Quarta, 22 de abril de 2015, 09h59

Senar-MT e sindicatos ofertam cursos que despertam o empreendedorismo


A cada dia que passa fica mais concreta a necessidade dos produtores, sejam eles pequenos, médios ou grandes de se transformarem em empresários rurais. Para atender essa demanda O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) oferece o Negócio Certo Rural (NCR) que tem como principal objetivo despertar o empreendedorismo no homem do campo. Em 2014, o programa atendeu 611 participantes divididos em 32 turmas realizadas em Cuiabá e mais outros 15 municípios do Estado.

Chacareiros de Lucas do Rio verde, moradores da comunidade rural de Santo Antônio do Fontoura (São Jose do Xingu) e da comunidade rural Vãozinho (Porto Estrela) irão participar das três turmas do Programa NCR previstas para abril. A realização é do Senar-MT em parceria com os sindicatos rurais dos municípios beneficiados e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Mauzeny Costa, pequena produtora que participou em 2014 da turma do município de Alto da Boa Vista (a 1.048 Km de Cuiabá) conta que o curso serviu porque ela e o marido já pretendiam investir em outra atividade. "A ideia era trabalhar com leite, mas ainda estávamos apenas pensando na possibilidade. Depois de ter participado do Negócio Certo Rural aprendemos o que é um custo fixo, custo variável e várias outras coisas importantes para tornar uma atividade lucrativa. Serviu para nos mostrar o que é um negócio certo", conta

O NCR permitiu aos produtores rurais repensar o investimento, custo de produção, rentabilidade e vários outros assuntos relacionados à propriedade. Além disso, cada produtor recebeu uma consultoria em sua propriedade. O instrutor verificou a aplicabilidade do plano de negócio construído ao longo do curso e, com isso, foram elaborados planos de ação para implementação do plano de negócio.

Produtores e trabalhadores rurais também puderam se capacitar na modalidade de Ensino a Distância (EaD). O Senar Central oferece 11 treinamentos online, e o Negócio Certo Rural é um deles. O interessado pode estudar em suas horas livres, em um ambiente de aprendizagem de fácil navegação, comunicação e interação entre todos os participantes.

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Famato, Imea e pelos 88 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Facebook e no Instagram. Curta a Fan Pagewww.facebook.com/SenarMt e o https://instagram.com/senar_mt/ 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114