Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Segunda, 27 de abril de 2015, 14h07

Missão técnica no Chile visita Centros de Excelência


Objetivo é conhecer modelos para a instalação de polo de inovação no Estado

 

Uma missão técnica mato-grossense realiza esta semana visita técnica a Centros de Excelência em Biotecnologia e de Alimentos, em Santiago, no Chile. O secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Seneri, Paludo, faz parte da comitiva formada também por empresários da agropecuária no Estado.

O objetivo da visita é conhecer como funcionam os Centros de Excelência para buscar exemplos de parcerias que estão dando certo e cujos modelos poderão ser adaptados e aplicados na instalação de um polo de inovação no Estado.

"Não há dúvidas de que a partir de agora precisamos pensar ações para fomentar a agregação da cadeia produtiva de Mato Grosso e trabalhar os segmentos estratégicos para o desenvolvimento socioeconômico em todas as regiões do Estado. E a transferência de tecnologia, inovação e a agregação de valor são o tripé para ampliar a competitividade de setores importantes para a economia", avalia Paludo.

Os Centros de Excelência fazem parte de um programa de atração lançado pelo governo chileno em 2009. O foco é promover parcerias com centros internacionais, entidades nacionais e empresas de base tecnológica visando o desenvolvimento de pesquisa científica de ponta, gerando novas tecnologias e produtos de alcance global.

O programa é coordenado pela Agência Oficial de Desenvolvimento Econômico do Chile (InnnovaChile), que entre 2009 e 2011 conseguiu atrair empresas e universidades para os Centros de Excelência.

Inicialmente o governo chileno conseguiu formar quatro centros e investiu nessas unidades US$ 12 milhões como contrapartida para um projeto de 8 anos. Os primeiros quatro centros estão voltados para pesquisa em nanotecnologia para a área de saúde, programas de modelamento matemático, pesquisa voltada para a mineração (com o apoio de cinco mineradoras), e o de sistema único de laboratórios de referências nacionais em segurança alimentar.

Mais recentemente, em 2014, o governo também assinou convênio com o Instituto Alemão Fraunhofer, para a instalação do Centro de Energia Solar Fraunhofer, para desenvolver tecnologia fotovoltaica. E em abril de 2015 firmou outra parceria que buscará o desenvolvimento da indústria agroalimentar e florestal do Chile, com foco em detecção de microorganismos, análise de genomas, mudanças climáticas e agricultura. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114