Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quinta, 30 de abril de 2015, 09h13

Primeira etapa de vacinação começa amanhã em Mato Grosso


A partir de hoje (30), o produtor já pode adquirir a vacina em revenda licenciada pelo Indea

A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, deste ano, vai de 1° a 31 de maio. O produtor deve vacinar todo o rebanho bovino e bubalino, de 0 a 24 meses de idade, com exceção das propriedades do baixo Pantanal. De acordo com o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), Guilherme Nolasco, “a estimativa é imunizar 12.650 milhões de animais no Estado”.

 

A partir desta quinta-feira (30.04), o produtor pode se dirigir a uma loja licenciada pelo Indea para adquirir as vacinas. A comunicação da vacinação precisa ser feita até 10 de junho, no escritório do Indea do seu município.

Oitocentas propriedades localizadas na região de fronteira Brasil/Bolívia, nos municípios de Cáceres, Porto Espiridião e Vila Bela da Santíssima Trindade, terão o acompanhamento de 22 equipes do Indea. A meta é fiscalizar 2% do total das propriedades do Estado.

Quem não vacinar o rebanho dentro do período da campanha, irá pagar multa de 2,25 em UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado, atualmente em R$ 250, podendo sofrer alterações. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.

Imunidade do rebanho

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) enviou ao Indea o resultado da sorologia, realizada nos meses de abril e maio de 2014. Foram coletados materiais de animais de propriedades em municípios de fronteira e não-fronteira, com o objetivo de estimar a cobertura vacinal da população bovina localizada nos Estados livres de febre aftosa com vacinação.

As amostras foram colhidas em propriedades sorteadas pelo Mapa, em bovinos de 6 a 24 meses de idade. De acordo com o resultado do estudo, Mato Grosso foi classificado no Grupo 1, com excelente nível de imunidade do rebanho, com valores acima de 90%, o que indica que a vacinação está sendo efetivamente executada pelos produtores rurais, ratificando as altas taxas de vacinação, superiores à 99% nas últimas etapas de vacinação.

Brucelose
O produtor pode aproveitar o período para vacinar as fêmeas com idade de 3 à 8 meses contra brucelose. A primeira etapa da campanha teve início em 1º de janeiro e vai até 30 de junho. A vacinação precisa ser feita uma única vez. É proibida a vacinação em machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a 8 meses.

As bezerras deverão receber a marca com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, no lado esquerdo da cabeça, exemplo V5.

Recursos
O Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa-MT) realizou um aporte total de R$ 1.875.473,40. O recurso será utilizado para a cobertura das atividades de defesa sanitária nas barreiras da região de fronteira Brasil/Bolívia; realização de simulado para emergência sanitária de febre aftosa; conclusão do estudo epidemiológico para avaliação de circulação viral de Febre Aftosa; etapa de vacinação de maio na fronteira Brasil/Bolívia; barreiras volantes; manutenção e conserto de veículos, e aquisição de kits de atendimento veterinário.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114