Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Terça, 05 de maio de 2015, 09h08

Governo quer MT livre de febre aftosa sem vacinação até 2018


"O Governo do Estado trabalha em conjunto com a iniciativa privada para que, até o fim desta gestão (2018), Mato Grosso obtenha o reconhecimento de zona livre da febre aftosa sem vacinação", afirmou o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, em evento de lançamento da campanha de vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso, etapa de maio, em Juara, neste sábado (02.05).

O governo federal estabeleceu que o Brasil seja livre de febre aftosa sem vacinação até 2020. De acordo com Fávaro, em Mato Grosso pelo avanço no controle – em 2014 99,68 do rebanho foram imunizados – e pelo trabalho desenvolvido, com a determinação do governador Pedro Taques, Mato Grosso deve cumprir o objetivo até o final de 2018.

"Isso permitirá que utilizemos esse recurso, que antes era gasto com vacinação, para investir em fiscalização e controle, em uma proporção muito maior. Isso possibilitará a abertura de mercados e oportunidades para o estado de Mato Grosso", disse Fávaro.

Para que Mato Grosso consiga esse reconhecimento nos próximos quatro anos, o Governo do Estado, por meio do Indea, vai melhorar a estrutura nas barreiras sanitárias para ampliar a fiscalização de fronteira.

De acordo com o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), Guilherme Nolasco, que também participou do lançamento, Juara tem o segundo maior rebanho bovino do Estado, com 926 mil cabeças. "É uma região de extrema importância para a pecuária, é uma área de grande atuação do Indea. Juara sustenta há vários anos, índices superiores a 99% de vacinação, isso mostra o comprometimento dos produtores em relação à defesa sanitária", destaca o presidente da autarquia.

Fávaro lembra que a febre aftosa é uma doença não transmissível ao ser humano, porém, tem grande impacto economicamente para o Estado. "Existem países que não compram carne que não seja proveniente de uma zona livre de aftosa e há 19 anos Mato Grosso está livre dessa doença", observou Fávaro, contextualizando que Mato Grosso é o maior produtor de gado bovino do país, com 28,47 milhões de cabeças.

A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, deste ano, vai de 1° a 31 de maio. O produtor deve vacinar todo o rebanho bovino e bubalino, de 0 a 24 meses de idade, com exceção das propriedades do baixo Pantanal. De acordo com o Nolasco, "a estimativa é imunizar 12.650 milhões de animais no Estado".

Frigorífico

No sábado (02) também foi inaugurado um mini frigorífico de peixes, com capacidade para processar uma tonelada ao dia, que vai atender piscicultores de Juara e demais municípios do Vale do Arinos.

O evento foi realizado pela Associação dos Criadores do Vale do Arinos (Acrivale). Participaram também do lançamento o deputado federal, Adilton Sachetti, os deputados estaduais, Oscar Bezerra e Baiano Filho, e vários prefeitos e lideranças da região. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114