Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quarta, 06 de maio de 2015, 19h34

Aprosoja recebe representantes do Japão e Alemanha para conhecer realidade agro de MT


No caso do Japão, é a terceira vez que o JICA vem à entidade para entender a logística do escoamento de grãos

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) recebeu, na segunda-feira (5,) representantes da JICA (Japan International Cooperation Agency), espécie de Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Japão.

A entidade tem elaborado projeto de infraestrutura de distribuição de grãos no Norte do Brasil e visa, a partir dele, iniciar trabalhos de crédito e financiamento para fomentar investimentos.

“Eles querem entender os principais eixos de escoamento, onde ficam os portos, nossas rodovias, hidrovias, o que já existe, o que tem sido feito e, com isso, avaliar onde deve crescer a produção agrícola e onde eles devem investir. É a terceira vez que a JICA se reúne com a Associação e desta vez eles quiseram também confirmar alguns dados”, explica Cid Sanches, gerente de Logística da Aprosoja.

Em Mato Grosso, o foco é no Médio-Norte e, principalmente, na produção de milho. O país também tem interesse na soja, ainda que em menor quantidade.

“O consumo do milho aqui no Brasil é pequeno, comparado a sua produção, e os representantes da JICA ficaram muito interessados, já que é um grão 100% importado. No caso da soja, há importação, mas eles importam produtos já industrializados, como farelo e óleo. É diferente, por exemplo, da China, que tem muita indústria esmagadora”.

Além da Aprosoja, a entidade japonesa segue conhecendo a cadeia produtiva no Norte e Médio-Norte mato-grossense. Entre os locais, serão visitadas cooperativas, revendas e secretarias de agricultura nos municípios produtores.

Alemanha - Além do Japão, a Aprosoja recebe hoje (5) um grupo da Alemanha. Entre os participantes, estão o cônsul, parlamentares do país e representantes do Ministério da Agricultura e Alimentos.

O objetivo do encontro é aprofundar o relacionamento com Mato Grosso e entender as expectativas do setor para o próximo biênio.

Dados – De acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o Japão importou no último ano 101.928, 17 toneladas de milho apenas no mês de janeiro. O total representou 4,5% das exportações de Mato Grosso no período.

Em dezembro do mesmo ano, o país importou 181.532,07 toneladas de milho, ou 8,48% do total. De forma geral, o Japão importou 447.515,04 toneladas de milho em 2014. No caso da soja, foram 171.621,966 toneladas ao longo do ano.

No caso da Alemanha, não houve importação de milho pelo país e, em 2014, comprou 102.591,78 toneladas de soja. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114