Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Terça, 12 de maio de 2015, 17h56

Senar-MT e parceiros têm como meta qualificar 40 turmas em 2015


Para o mês de maio está prevista a realização de cinco turmas do Programa Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS).

.

  Todas para o município de Tapurah, a cerca de 400 quilômetros de Cuiabá. De acordo com o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, a meta deste programa para Mato Grosso, em 2015, é a realização de 40 turmas. "O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da suinocultura brasileira. Em Mato Grosso, além deste programa, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) também oferece diversos treinamentos que capacitam e qualificam profissionais para atuar nesta cadeia produtiva".

O PNDS tem ainda como objetivo modernizar a comercialização da carne suína e a generalização de boas práticas de produção da cadeia produtiva desde a granja até a mesa do consumidor. Este programa tem contribuído para consolidar a carne suína como um produto saudável e nutritivo, produzido de forma tecnicamente correta, socialmente justa e ambientalmente responsável. O superintendente do Senar-MT, Tiago Mattosinho conta que nos dois últimos anos, a instituição atendeu com o PNDS, 899 pessoas em todo o Estado. "Em 2013 foram realizadas 45 turmas e no ano passado 32", ressalta Mattosinho.

Em Mato Grosso, o PNDS é realizado pelo Senar-MT em parceria com os sindicatos rurais, a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto é uma idealização da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e está presente em 13 Estados brasileiros e no Distrito Federal.

De acordo com o Mattosinho, Mato Grosso possui um rebanho suíno de 1,5 milhão de animais, tendo cerca de 135 mil matrizes. O que coloca o Estado em quinto lugar no ranking nacional. "É uma cadeia produtiva que gera muitos empregos e está em plena expansão no Estado. O papel do Senar-MT é qualificar e capacitar profissionais para atender a necessidade de mão de obra deste setor. Além dos cursos ofertados pelo PNDS, o Senar-MT oferece pelo menos 35 outros treinamentos relacionados a este setor".

O instrutor credenciado junto ao Senar-MT, Oswaldo Sereia, que ministra os treinamentos do PNDS, avalia que a Cadeia Produtiva está em pleno desenvolvimento nas regiões Norte e Médio Norte do Estado. "Um dos fatores que determina a escolha do local de criação dos animais é a proximidade com esmagadoras de grãos. O intuito é reduzir custos com a alimentação dos animais".

O PNDS já qualificou trabalhadores em Diamantino, Tapurah, Campo Verde e, vários outros municípios mato-grossenses. O programa é realizado em seis módulos que envolvem todo o processo. O produtor pode solicitar a qualificação completa, de 104 horas ou dividida em módulos que são: Toda Granja e Reprodução com duração de 24 horas cada módulo, Maternidade (20 horas), Creche (12 horas), Recria e Terminação (8 horas), e ainda Fábrica de Ração (16 horas).

Para o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, a união de todas estas entidades trabalhando para o desenvolvimento da suinocultura no tem dado bons resultados. Ele conta ainda que a suinocultura já passou por vários estágios em Mato Grosso. E neste início de ano enfrenta um aumento no custo de produção. "Pagamos R$ 2,60 para produzir um quilo de carne e vendemos por R$ 2,40. Isso significa uma fase difícil para os criadores".

Rodrigues ressalta ainda que a qualificação é primordial para manter a qualidade do produto. "O Estado ainda não tem uma política definida para a suinocultura. No caso da sanidade, somos nós os criadores que nos unimos e estamos nos dedicando ao combate das doenças e no investimento para manter a sanidade do rebanho".

TREINAMENTOS - Além do PNDS, o Senar-MT oferece vários outros treinamentos para a cadeia produtiva da suinocultura. Dentre eles (NÃO IDENTIFIQUI O NOME DO TREINAMENTO), um que tem o objetivo de ensinar a criar suínos fazendo uso de um adequado manejo reprodutivo, nutricional e sanitário objetivando uma maior produção e melhor produtividade como de 40 horas.

Esse ano já foram realizadas quatros turmas nos municípios de Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Cana Brava do Norte e Paranatinga. Os interessados em solicitar os treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do seu município. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114