Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sexta, 29 de maio de 2015, 20h12

Semana dos Orgânicos termina neste domingo (31)


Mesmo com o fim do evento, campanha de divulgação desses produtos continuará ao longo do ano

O encerramento da Semana dos Orgânicos será neste domingo (31), no Jardim Botânico de Brasília. O evento contará com degustação de produtos derivados do pequi e chás com ervas do cerrado, oficina de arranjos e paisagismo com espécies da região. Também haverá palestra sobre o potencial do pequi na gastronomia e ação de prevenção a incêndios florestais.

Feira de orgânicos no Parque da Cidade marcou abertura da semana. Noaldo Santos/Mapa 

Mesmo com o encerramento da semana, a campanha para a divulgação dos alimentos orgânicos continua durante todo o ano, com o objetivo de mostrar à população quais são as bases do sistema de produção orgânica. O evento no Jardim Botânico começa às 9h e toda a população pode participar. Feira de orgânicos no Parque da Cidade marcou abertura da semana. Noaldo Santos/Mapa
Cadernos

Durante o evento no Jardim Botânico, serão lançados e distribuídos os primeiros cadernos do Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para a Biodiversidade (Probio II), desenvolvido pelo Mapa e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

O conteúdo desses cadernos tem o intuito de reduzir a possibilidade de possíveis conflitos de entendimento com relação às boas práticas adotadas para espécies de expressão econômica e ambiental para os biomas brasileiros, utilizadas no processo extrativista sustentável.

Cada caderno traz, de forma simples, o passo a passo para a elaboração, feito pelos próprios extrativistas, baseados no Projeto Extrativista Sustentável Orgânico, necessário à certificação orgânica. Nesta primeira série serão divulgados cadernos para três espécies de expressão econômica e ambiental para os biomas Amazônia, Caatinga e Cerrado.

Feira

Durante toda esta semana, foi realizada uma feira de alimentos orgânicos no Edifício Anexo do Ministério da Agricultura, quando houve degustação dos produtos e as pessoas puderam conhecer e adquirir alimentos orgânicos.

A Semana dos Alimentos Orgânicos é uma iniciativa da Coordenação de Agroecologia do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (Coagre/Depros/SDC), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O evento é organizado todos os anos para oferecer informações aos consumidores sobre os produtos orgânicos, onde encontrá-los e como são produzidos. A proposta é divulgar para a população os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses alimentos.

A 11ª Semana dos Orgânicos contou com diversos parceiros, como a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Ministério da Pesca e Aquicultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério da Educação, Ministério da Fazenda e a Biodiversidade para a Alimentação e Nutrição (BFN).
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114