Cuiabá | MT 25/04/2024
Agro
Sexta, 12 de junho de 2015, 17h08

Workshop sobre boas práticas agrícolas e sustentabilidade reúne produtores rurais


 
 

A ONG The Nature Conservancy (TNC) em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, Fiagril, Amaggi, Syngenta, IDH, Solidaridad e Sindicato Rural, realizaram na tarde de ontem (11) o workshop “Boas Práticas Agrícolas e Sustentabilidade: a caminho da certificação socioambiental da Soja”. O evento contou com palestras com especialistas, empresas e produtores rurais sobre experiências e critérios da certificação socioambiental da soja no Brasil. O encontro contou com a presença de produtores rurais e estudantes.
A programação iniciou com a palestra “A importância da certificação para Fiagril", com o presidente do Conselho de Administração da Fiagril, Marino Franz. Na sequência a mesa redonda "Critérios de certificação socioambiental" - "Princípios da RTRS na prática", com o gerente de certificações da Control Union, Fábio Beltrame.

Também fez parte do cronograma a mesa "A experiência da certificação socioambiental no Brasil" - "Exemplo de Certificação de propriedades rurais", com Elton Caixeta, Projeto RTRS, do Sindicato Rural de Coromandel ?MG. "Experiência da Certificação de propriedades rurais da cadeia produtiva da Amaggi ", com o analista ambiental da Amaggi, Rafael Miranda.

A mesa "Mercado, programas e incentivos para boas práticas e certificação" contou com a palestra "Demanda de mercado e plataforma de créditos da RTRS", com Daniel Meyer, representante do RTRS Brasil.

Na sequência, Luis Amaral, do Rabobank falou sobre "Crédito agrícola e padrões socioambientais". O gerente do Programa Soja e Pecuária da Solidaridad, Harry Van der Vlie, explanou sobre " Incentivos da certificação, a experiência do Solidaridad". Também foi abordado “O Programa Soja Plus”, com o presidente Comissão Meio Ambiente da Famato, Ricardo Arioli.

A secretária municipal de Agricultura e de Meio Ambiente, Luciane Copetti, pontuou que com o projeto Lucas do Rio Verde Legal foi feita a identificação dos ativos e passivos ambientais de cada propriedade do município. A certificação e boas práticas agrícolas também passam pelo processo de licenciamento ambiental, reserva legal e APP, mas eles passam por uma avaliação maior da propriedade, e aquilo que foi feito com o Lucas do Rio Verde Legal foi a base do processo e agora o produtor tem que buscar o enquadramento do restante da propriedade.

“Em Lucas do Rio Verde já tem uma condição muito favorável, muitos produtores já estão fazendo isso. E este evento teve a proposta de apresentar e fazer o produtor refletir ‘Como estou cuidando da minha área de reserva legal? Da minha APP? E a questão trabalhista, a questão social do meu trabalhador? Quais são os itens que eu preciso observar para uma certificação?’ Mostramos para os agricultores o passo a passo para certificar a propriedade e quais são os benefícios que ele terá com a certificação, as oportunidades que tem no mercado”, comentou Luciane.


 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114