Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Segunda, 15 de junho de 2015, 12h59

Embrapa Produtos e Mercado participa da Hortitec 2015 com Espaço de Negócios


A Embrapa Produtos e Mercado, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento participa da Hortitec com o Espaço de Negócios, que se tornou seu modelo de participação em eventos agropecuários.

Um dos objetivos da Unidade neste formato de participação é ampliar a divulgação da informação, visitando expositores (produtores de mudas e empreendedores agroindustriais) para promover as tecnologias da Embrapa que podem incrementar o seu negócio e também obter informações para melhor atender demandas do mercado.

A Embrapa Produtos e Mercado mantém uma página na internet chamada Página de Negócios de Cultivares que dá acesso aos endereços e contatos dos licenciados da empresa, além de disponibilizar informações sobre os produtos, desde soja até fruteiras. A página contempla tanto o agricultor familiar quanto o empresarial que podem acessar as inovações da pesquisa disponíveis ao mercado. Durante a Hortitec, os visitantes podem acessar a página no estande da empresa (veja o endereço no final da matéria).

Na exposição também serão promovidas algumas das cultivares de batata, maracujá, tomate, feijão, arroz, cenoura e cebola desenvolvidas por algumas unidades de pesquisa da Embrapa.

Entre as novidades que serão divulgadas estão as cultivares de maracujazeiro ornamental BRS Estrela do Cerrado, BRS Rubiflora e BRS Roseflora, as primeiras registradas no Ministério da Agricultura e que são resultado de melhoramento genético realizado pela Embrapa Cerrados, em Planaltina (DF). Estas cultivares são plantas rústicas que produzem grande quantidade de flores e, quando irrigadas, apresentam florações contínuas. Além destas características, elas têm resistência às principais doenças do maracujazeiro, especialmente as causadas por patógenos de raízes.

As cultivares de maracujazeiro ornamental são apropriadas para paisagismo de grandes áreas como parques, jardins de hotéis, clubes, escolas entre outras, e estão prontas para desenvolvimento comercial. Os interessados em tornarem-se parceiros na finalização do produto devem entrar em contato com a Embrapa Produtos e Mercado (veja endereço no final da matéria).

Ainda sobre maracujá, a Embrapa tem outros materiais de maracujazeiro oriundos do seu programa de melhoramento. Entre as cultivares estão as já consagradas BRS Gigante Amarelo, BRS Sol do Cerrado e BRS Rubi do Cerrado.

Como alternativa para o mercado de frutas exóticas o BRS Pérola do Cerrado (BRS PC), uma espécie de maracujazeiro silvestre pode ser utilizado na indústria de sucos, sorvetes, doces e para consumo in natura. Além disso, pela sua rusticidade e resistência a doenças, é indicado para o cultivo orgânico. A produtividade durante sua avaliação ficou entre 10 e 25 toneladas por hectare, sem uso de polinização manual, nas condições do Distrito Federal.

A Unidade disponibiliza os processos de oferta pública das cultivares através de página na Internet. Nela, os viveiristas interessados em parceria com a Embrapa podem visualizar todos os editais abertos e se candidatar a ser um licenciado da empresa. Os licenciados usufruem de benefícios que vão desde o acompanhamento no processo de produção, a parceria na divulgação e a garantia de comercialização de material propagativo de qualidade genética.

Entre as cultivares disponíveis para interessados em multiplicação encontra-se a cultivar de cebola BRS 367 (RIVA).

A cultivar de batata BRS IPR-Bel desenvolvida para uso no processamento industrial nas formas de chips e de batata palha e a BRS Camila apropriada para cozimento no forno e fogão poderão ser avaliadas na Hortitec onde, além das amostras dos tubérculos, os produtores interessados em multiplicação das cultivares poderão degustar o produto.

A BRS Camila é a mais recente cultivar de batata lançada pela Embrapa, seu rendimento chega a ser entre 10 a 20% superior à principal concorrente do mercado, avalia Antônio Bortoletto, analista no Escritório de Canoinhas, da Embrapa Produtos e Mercado, que acompanhou o processo de avaliação e validação da variedade feita em 10 propriedades.

Para os interessados em feijão, será possível conhecer o BRS Ártico, desenvolvido pela Embrapa Arroz e Feijão (Goiânia/GO). Trata-se de uma cultivar de feijão especial branco, que apresenta grãos graúdos que atendem ao gosto do brasileiro, se adapta a todas as regiões produtoras de feijão e apresenta boa produtividade média (1.632,4 kg/ha).

Segundo estudo preliminar realizado pela Embrapa, Ricardo Cohen, analista da Embrapa Produtos e Mercado, no escritorio de Goiânia, informa que a cultivar apresentou custos de produção compatíveis com o preço de mercado do feijão branco importado e tem potencial para substituí-lo a médio e longo prazo, dependendo da aceitação dos produtores de feijão do país.

Para acompanhar o feijão branco, o consumidor pode usar o arroz vermelho BRS 902, primeira cultivar de arroz irrigado, de tipo especial da Embrapa que se adapta à região sudeste. A cor do grão integral é vermelha e sua qualidade tem sido apreciada na alta gastronomia. Seus grãos possuem propriedades nutracêuticas por terem compostos antioxidantes que provêm da presença de flavonóides, responsáveis por dar essa coloração. A produtividade média da cultivar é de 6,1 t/ha. A BRS 902 possui ciclo precoce e porte baixo o que evita o acamamento.

Se preferir arroz branco, o BRS Catiana tem alta produtividade e qualidade de grãos. Trata-se de um material adaptado para a região produtora de Tocantins e São Paulo, podendo ser produzido também no nordeste. O edital para esta cultivar será aberto em agosto deste ano e seu lançamento está previsto para o próximo verão.

Entre as cultivares de arroz, o japônico BRS 358, além da qualidade de grãos para atender as exigências de mercado, destaca-se por apresentar produtividade média de 8,6 t/ha, arquitetura de planta moderna, resistência ao acamamento e resistência à mancha de grãos.

Na salada, a cenoura BRS Planalto e o tomate BRS Zamir podem complementar a refeição. A cenoura BRS Planalto vem conquistando os produtores brasileiros, especialmente os orgânicos. A cultivar tem indicação para o verão, nas principais regiões produtoras e apresenta resistência à queima das folhas e aos nematóides. O grande diferencial da cultivar é o preço das sementes, bem abaixo dos materiais híbridos disponíveis no mercado.

O tomate BRS Zamir é do tipo cereja alongado (grape) usado para consumo in natura. Representante de uma nova geração de híbridos, nutricionalmente enriquecidos, é um dos materiais comerciais com mais elevados teores de licopeno. Tem sabor adocicado e excelente conservação pós-colheita (15 a 18 dias em temperatura ambiente), É indicado tanto para o cultivo protegido como em campo aberto (no período das secas), em todas as regiões produtoras. Seu potencial produtivo gira em torno de 6 a 8 kg de frutos por planta em cultivo protegido.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114