Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quinta, 18 de junho de 2015, 06h17

Boi safrinha será foco o evento em Itiquira


Na próxima sexta-feira (19.06), a partir das 8h, será realizado o 2º Dia de Campo da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) no sul mato-grossense. O evento será realizado na fazenda Gravataí, município de Itiquira (353 km de Cuiabá). O Dia de Campo iLPF é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, em Sinop (Embrapa Agrossilvipastoril).

O público-alvo são produtores rurais, estudantes, professores, técnicos, pesquisadores e profissionais ligados à agropecuária. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento a partir das 7h30. A programação começa com as apresentações das palestras Sistemas ILP na URT da Fazenda Gravataí: "boi safrinha", Projeto URTe e A competitividade do setor de árvores plantadas em Mato Grosso. Em seguida os participantes passam pelo circuito de três estações a campo: Estação consórcio, Estação forrageiras e Estação ILP.

O foco do evento em Itiquira será o boi safrinha, que é quando logo após a colheita da soja e do milho os produtores soltam o gado na área, que engorda com restos da safra utilizando o capim, milheto e sorgo plantados em áreas não cultivadas de milho no período de julho a setembro.

A Fazenda Gravataí é a primeira Unidade de Referência Tecnológica (URT) da Embrapa localizada na região sul de Mato Grosso foi instalada no final de 2013. A propriedade, de cerca de 10 mil hectares, conta com quatro mil hectares destinados a soja e 1.600 ha para milho segunda safra, além de outros mil ha cultivados com capim braquiária que é utilizado na alimentação do rebanho bovino de 13 mil animais criados em regime de semi-confinamento. No ano passado foi preparada uma área de 135 ha para a plantação de eucalipto consorciado com gado (Sistema iLPF). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114