Cuiabá | MT 18/04/2024
Agro
Sábado, 20 de junho de 2015, 06h51

CBSoja e Mercosoja 2015: Começa em Florianópolis o maior fórum brasileiro sobre complexo soja


 

VII Congresso Brasileiro de Soja (CBSOJA) e o VI Mercosoja 2015, realizados de 22 a 25 de junho, em Florianópolis (SC) são o maior fórum brasileiro para debater os desafios do complexo soja. O CBSoja oportuniza que a cadeia produtiva da soja se reúna para identificar problemas, propor soluções e principalmente ter uma visão de futuro. São esperados aproximadamente 2.000 participantes.

A sessão solene de abertura do CBSoja será realizada no dia 22 de junho, às 19h30, no Centro de Convenções Centro Sul, de Florianópolis. Está confirmada a presença da ministra da Agricultura Kátia Abreu na abertura do evento. Um dos destaques da programação será a palestra do presidente da Embrapa, Mauricio Lopes, cujo título é Pesquisa, Inovação e Políticas Públicas como Base para o Desenvolvimento da Agricultura Brasileira.

A programação técnica estará focada no tema do progresso central do Congresso Tecnologia e Mercado Global: perspectivas para soja. Serão abordados os vários aspectos do agronegócio da soja como, por exemplo, questões relacionadas à produção de soja, ao armazenamento e transporte, comercialização, entre outros. Além disso, terão destaques as novas tecnologias que impactarão os paradigmas de produção como as advindos da biotecnologia. Também terá destaque na programação técnica as mudanças climáticas e as estratégias para minimizar seu impacto na agricultura.

O CBSoja irá contar com 75 palestrantes, sendo 25 internacionais, 15 painéis e 12 conferências. A comissão organizadora do VII CBSOJA e do Mercosoja 2015 selecionou 370 trabalhos técnico-científicos para apresentação em formato pôster. Os textos selecionados representam os resultados atualizados de pesquisa em áreas como: Biotecnologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Economia Rural, Comercialização e Transferência de Tecnologia, Entomologia, Fisiologia Vegetal, Agrometeorologia e Práticas Culturais, Fitopatologia, Genética e Melhoramento, Microbiologia, Fertilidade e Nutrição de Plantas, Plantas Daninhas e Tecnologia de Sementes.

Além disso, haverá espaço no Pavilhão de Exposições do Centro de Convenções para que 34 estandes de empresas que irão apresentar as inovações do mercado. O CBSoja é uma excelente oportunidade de relacionamento com os principais produtores e profissionais da cadeia produtiva da soja tanto que 12 patrocinadores e 7 apoiadores são parceiros do evento.

Histórico - O Congresso Brasileiro de Soja vem sendo realizado a cada três anos, desde 1999, em importantes estados produtores de soja: Mato Grosso, Paraná e Goiás. Em 2015, Santa Catarina sediará o VII CBSOJA e o Mercosoja. A condução conjunta do CBSOJA e do Mercosoja objetiva incrementar o intercâmbio de conhecimento e o desenvolvimento de estratégias no agronegócio da soja entre os principais países produtores na América do Sul. O Mercosoja tem sido organizado pela ACSOJA (Asociación de la Cadena de la Soja Argentina). No Brasil, a ACSOJA conta com a Embrapa, entre outros, como parceiros desde sua primeira edição em 1999.

Relevância da soja - De acordo com a Conab, na safra 2014/15, a produção de soja no Brasil é de 95 milhões de toneladas, a área cultivada de 31 milhões de hectares e produtividade média ao redor de 3,0t/ha. Esses números garantem ao complexo soja, a primeira posição entre os produtos agrícolas exportados pelo Brasil: US$ 31 bilhões. A soja é uma das principais mantenedoras do superávit na balança comercial brasileira. Além disso, em conjunto com os outros setores do agronegócio, o complexo soja colabora direta e indiretamente com 40% dos empregos no Brasil. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114