Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Segunda, 22 de junho de 2015, 22h38

Aprosoja apoia programa de certificação para pulverização aérea


Entidade deve estimular a adesão à Certificação Aeroagrícola Sustentável, programa de boas práticas coordenado por professores da Unesp, UFLA e UFU

A Aprosoja, uma das principais entidades do agronegócio brasileiro, anunciou nesta segunda-feira (22/06) o seu apoio à Certificação Aeroagrícola Sustentável (CAS), um programa de boas práticas na aviação agrícola, que visa evitar acidentes especialmente na aplicação de defensivos. O CAS é uma realização da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf) e é coordenado por professores da Unesp-Botucatu, Universidade Federal de Lavras e Universidade Federal de Uberlândia.

“Por meio desta parceria institucional, pretendemos chamar a atenção de nossos associados sobre a importância da certificação CAS. Acreditamos que os treinamentos ajudarão a reduzir os riscos da atividade e vão contribuir para uma aplicação de defensivos mais efetiva, organizada e responsável”, afirma Nery Ribas, diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

O CAS conta atualmente com cerca de 47 empresas certificadas em todo o Brasil. A parceria com a Aprosoja, porém, deve criar uma demanda maior pelos serviços certificados de pulverização, o que pode estimular a adesão de novas empresas. Estima-se que no Brasil existam aproximadamente 2.000 aeronaves trabalhando com pulverização aérea de defensivos.

De acordo com Ulisses Antuniassi, professor da Unesp e coordenador do programa, o objetivo principal é conscientizar pilotos e empresas aéreas dos riscos ambientais existentes no trabalho de pulverização. “O princípio fundamental do CAS é promover a segurança ambiental da aplicação. O programa de certificação incentiva o uso das boas práticas na aplicação aérea e esses conceitos ajudam a reduzir o risco de deriva e de possíveis impactos ambientais na aplicação aérea”, diz.

A ideia, porém, é expandir as parcerias para outras associações setoriais e tornar o CAS ainda mais conhecido entre os produtores rurais. “A parceria com a Aprosoja é muito importante para o desenvolvimento do projeto. Mas o nosso objetivo é trazer mais gente para o CAS e mostrar aos agricultores de todo o Brasil a importância de uma aplicação aérea bem feita”, completa Fábio Kagi, gerente de Educação e Treinamento da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), apoiadora do projeto. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114