Cuiabá | MT 18/04/2024
Agro
Segunda, 13 de julho de 2015, 21h36

Pesquisador da Embrapa é homenageado na primeira sessão especial


Um dos pioneiros no desenvolvimento do sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) no Brasil recebeu homenagem especial na abertura da sessão voltada para técnicos, produtores e estudantes no primeiro dia do Congresso Mundial sobre Sistemas de ILPF. João Kluthcouski, pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO), foi lembrado por ter sido um dos primeiros cientistas brasileiros a se dedicar a estudar, no começo dos anos 80, o uso intensivo, em larga escala, do consórcio de culturas anuais com forrageiras em áreas de lavoura, tanto em sistemas de plantio direto ou convencional.

Na época, não era fácil um pesquisador de um centro de pesquisa especializado em grãos desenvolver um projeto que pretendia validar um sistema que ousava propor integrar uma cultura de grãos com a pecuária. Era uma linha de pesquisa inédita, ainda incipiente, e no início Kluthcouski revela que teve muitas dificuldades, mas facilmente vencidas quando os primeiros resultados começaram a brotar.

Um dos primeiros sistemas a serem validados foi o famoso Santa Fé, no final da década de 90,
tecnologia que permitia o uso intensivo de áreas agrícolas na região de Cerrado, possibilitando aproveitar, durante todo o ano, terras cultivadas com lavouras anuais de grãos (principalmente milho, sorgo e soja) com capim (braquiária, na maioria das vezes) na safra de verão. E o que era melhor: com redução nos custos de produção. Após a colheita do grão (entre o período de outubro a fevereiro), a produção da braquiária servia para alimentar o gado na entressafra.

O Santa Fé já pregava também a dessecação do capim para plantio direto no solo, aproveitando a palhada espessa até então desprezada no campo. A degradação da palhada repunha parte dos nutrientes retirados da terra anteriormente. Era a primeira modelagem de um sistema que depois ganharia o nome de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) duas décadas depois.

Visivelmente emocionado com a homenagem, João K, como acabou sendo conhecido em todo o Brasil, quase não conseguiu falar ao microfone na solenidade de abertura do evento. Mas expressou sua felicidade momentânea com poucas palavras: "amo muito a Embrapa, amo muito o que faço e amo muito o que eu ainda tenho o privilégio de fazer todo os dias. Muito obrigado pelo que vocês estão fazendo por mim hoje".

Agrônomo pela Universidade Federal de Pelotas, Kluthcouski possui mestrado em Agronomia pela Missisippi State University (1977) e doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo (1998). É pesquisador da Embrada desde 1974, um ano depois que a Empresa foi criada.

Realizado em Brasília, o Congresso Mundial sobre Sistemas de ILPF ocorrerá até o dia 17 no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, na Capital Federal. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114