Cuiabá | MT 18/04/2024
Agro
Quinta, 16 de julho de 2015, 14h49

Simpósio Mato-grossense de Bovinocultura de Corte acontece em agosto


O Brasil tem 20% da sua área ocupada por pastagens, o que equivale a 174 milhões de hectares, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2014). Essas condições naturais favoráveis tornam a pecuária bovina uma prática recorrente e, atualmente, um dos setores mais importantes do agronegócio brasileiro.

Para completar esse cenário, Mato Grosso é conhecido como o estado com maior rebanho bovino do país, de acordo com a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). Um levantamento feito pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) – com auxílio da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior – mostra que, no estado, o primeiro semestre de 2015 ficou entre os três melhores resultados dos últimos 20 anos em volume de exportação de carne bovina.

Diante desse contexto, a Faculdade de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia (Famevz) da Universidade Federal de Mato Grosso promove, entre os dias 20 e 22 de agosto, o III Simpósio Mato-grossense de Bovinocultura de Corte (III Simbov). O evento busca difundir discussões importantes sobre a pecuária de corte no estado e no Brasil. Pelo terceiro ano consecutivo, o Simpósio conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Para o coordenador do evento, professor Joanis Tilemahos Zervoudakis, “o Simbov é o maior simpósio de bovinocultura de corte de MT, o que o torna um importante referencial para os debates sobre pecuária. Dessa forma, o apoio da Fapemat é imprescindível para a realização de eventos como esse, que buscam aproximar a academia do setor produtivo, como forma de apresentar a esse espaço os avanços tecnológicos da pesquisa, com potencial de intensificar a produção em cadeia de carne bovina em Mato Grosso e em todo o país”.

O evento, que será realizado no Auditório do Centro Cultural da UFMT, tem em sua programação palestras ministradas por profissionais nacionais e internacionais de diferentes universidades e empresas, que irão abordar assuntos como: nutrição, produção, reprodução, meio ambiente, sustentabilidade, mercado da carne, gestão da produção e inovação tecnológica. Além disso, também haverá apresentação de trabalhos científicos na área de bovinos de corte.

As inscrições podem ser efetuadas pelo site do III Simbov até o dia 18 de agosto. É cobrada uma taxa que varia de 240 a 280 reais, de acordo com a categoria em que o interessado se encaixa. No site do evento também é possível encontrar locais para hospedagem e fotos das outras edições.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114