Cuiabá | MT 20/04/2024
Agro
Quinta, 16 de julho de 2015, 15h26

Magistrados participam do Circuito Aprosoja


O Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) participa da 10ª edição do Circuito Aprosoja, com palestras sobre a Mediação no Agronegócio. Dentre os palestrantes do Judiciário estão a vice-presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, que também é presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec) do TJMT, além do juiz auxiliar da Vice-presidência, Hildebrando da Costa Marques, e do juiz coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Sorriso, Anderson Candiotto.

De acordo com o juiz Hildebrando da Costa Marques, este será um espaço aberto para o Judiciário explicar aos produtores rurais o que é o projeto da Mediação no Agronegócio. Sobre esse assunto, ele explica que foi feita uma parceria entre o Tribunal e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). A ideia é que aqueles produtores que eventualmente tenham débitos com instituições financeiras e necessitem renegociar tragam as suas propostas para o Nupemec para que seja feita a intermediação, por meio da Febraban, com a cúpula do banco para que a negociação fique mais fácil.

“O idealizador desse projeto é o colega Anderson Candiotto. Ele procurou as instituições e trouxe a proposta até o Núcleo, onde a acolhemos com satisfação”, destacou.

A expectativa, conforme disse o juiz auxiliar, é que se possa difundir a cultura da pacificação social e evitar que esses casos se tornem processos. “É importante falar da conciliação e mediação e levar essa cultura para os municípios do interior do estado. Nosso objetivo é evitar a judicialização de ações”, complementou.

A previsão é que tanto a desembargadora Clarice Claudino como o juiz auxiliar Hildebrando da Costa Marques participem das palestras nos dias 20, 21 e 22, respectivamente, nos municípios de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde e nos dias 12, 13 e 14 de agosto nas cidades de Rondonópolis, Primavera do Leste e Campo Verde. Já o juiz Anderson Candiotto irá participar de todo o Circuito.

Lançamento – O Tribunal de Justiça marcou presença também no lançamento do Circuito Aprosoja, que ocorreu na última quinta-feira (9 de julho). Na oportunidade o juiz auxiliar da Vice-presidência falou aos presentes sobre o projeto de mediação do agronegócio, bem como sobre a parceria entre o Judiciário e a Aprosoja. O magistrado abordou ainda as questões relacionadas à Resolução nº 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre o tratamento adequado dos conflitos.

O Circuito Aprosoja será realizado até o dia 21 de agosto e vai percorrer os 23 maiores municípios produtores de soja do interior do estado, levando palestras aos produtores, trabalhadores rurais e sociedade.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114