Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quinta, 13 de agosto de 2015, 14h48

Técnico da Empaer profere palestra sobre prevenção ao ataque de abelhas


O biólogo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), João Bosco Pereira, ministrou palestra sobre apicultura, cuidados na remoção de enxames e defesa aos ataques para os funcionários da Fábrica de Cimento Votorantim, localizada na fazenda Bela Vista, no município de Cuiabá. O enfoque principal foi como utilizar técnicas na captura, preservando a integridade das colmeias e cuidados gerais para evitar picadas de abelhas e marimbondos. O evento foi realizado na quarta-feira (12.08), na sede da fábrica, no Distrito do Aguaçu.

O engenheiro de segurança da Votorantim, Edvaldo Silva Damascena, fala que devido à incidência de enxames de marimbondos até mesmo na área operacional foi necessário chamar um especialista para orientar os funcionários na captura. Ele comenta que a palestra foi ministrada também na fábrica de cimento, no município de Nobres (146 km a Médio-Norte da capital), que apresenta o mesmo problema.

Bosco alerta que a abelha é um dos animais que mais atacam e matam o homem. No Brasil existem as abelhas Europeias e Africanizadas, que são praticamente iguais no aspecto, protegem a colmeia e picam para se defender, tem o mesmo tipo de veneno. As abelhas Africanizadas respondem rapidamente e atacam em enxames, sentem ameaçadas por pessoas e animais a menos de 15 metros de distância e perseguem intrusos por mais de 400 metros de distância.

Fatores como florada e mudança de temperatura influenciam o surgimento de enxames. Bosco dá algumas dicas para manusear os enxames tais como, usar roupas claras para não atrair as abelhas, evitar movimentos bruscos perto da colmeia, não usar perfume, sabonete, não gritar, pois as abelhas são atraídas por ruídos, prestar atenção ao zumbido característico de um enxame. Pessoas alérgicas devem evitar caminhadas em áreas de mata, pois apenas uma picada pode ser fatal.

Os funcionários tiveram a oportunidade de conhecer o comportamento das abelhas, suas funções na colmeia e o ciclo de vida. Durante a aula teórica, conheceram o manejo correto de materiais/equipamentos utilizados para capturas, bem como a fabricação de caixas para retirada de enxames. A técnica de segurança do trabalho, Isa Fernandes Feitosa, ressalta que os participantes serão os multiplicadores das informações para os demais setores da indústria. Ela destaca que as orientações são importantes dentro e fora da empresa.

O operador de máquinas, Eric Bosco Borges, ficou entusiasmado com as informações e acredita que poderá aplicar os ensinamentos na prática e com técnicas que respeitam o meio ambiente e previne acidentes. O operador de produção, Davi Monteiro, que é alérgico ao veneno da abelha, tirou dúvidas sobre como prevenir o ataque. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114