Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sábado, 29 de agosto de 2015, 16h19

Agricultura institui plataforma de gestão agropecuária informatizada


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento instituiu hoje (28) a Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), sistema público informatizado de rastreabilidade do rebanho do país, da movimentação dos animais e da produção agrícola, bem como na inspeção e fiscalização de produtos de origem animal, de acordo com instrução normativa divulgada do Diário Oficial da União desta sexta-feira.

“A partir de agora, os estados e o Distrito Federal poderão fornecer regularmente ao ministério dados [da agropecuária] para um banco único de informações”, disse o coordenador de Articulação Institucional da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), Diego Costa.

O desenvolvimento da PGA é resultado de parceria do ministério com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura.

Ela vai gerir e disponibilizar informações sobre os diferentes setores do agronegócio brasileiro, como a defesa agropecuária. A plataforma também poderá ser usada por unidades da Federação que ainda não disponham de sistema informatizados.

Segundo Diego Costa, a ferramenta vai disponibilizar relatórios e informações sobre o setor agropecuário, como a quantidade de animais por estados e municípios. Além disso, permitirá o controle e uso de códigos de identificação única das diferentes espécies de animais e a rastreabilidade individual de bovinos.

Os agropecuaristas poderão pesquisar na plataforma dados sobre a área de suas propriedades, o saldo de animais, as guias de trânsito – entradas e saídas – e as vacinações aplicadas.

Embora tenha sido instituída hoje, a plataforma já conta com 4 milhões de estabelecimentos rurais cadastrados. Isso porque vinha sendo alimentada, desde 2009, com dados do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114