Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Sábado, 05 de setembro de 2015, 17h08

Inventor rural vai apresentar máquina de arrancar mandioca da 1ª Feciti


Foto: Matusalem Teixeira

O sitiante Pacífico Gonçalves Ramos vai participar da 1ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondonópolis – 1ª Feciti. O pequeno produtor apresentará a  máquina de arrancar mandioca que inventou em 2008.

Ele avalia que a iniciativa da secretária de Desenvolvimento Econômico, Stefânia Pasqualotto, serve para incentivar os inventores locais e pode ajudá-lo a conquistar apoio para desenvolver o produto em escala industrial.

Pacífico conta que inventou o equipamento quando tentava encontrar uma alternativa para facilitar o trabalho no sítio. A iniciativa chamou a atenção da imprensa nacional e já resultou na participação dele na feira do inventor rural que acontece na cidade de Lençóis Paulista, no Estado de São Paulo, por três vezes. A divulgação chamou a atenção de produtores de outras regiões do país e ele produziu alguns equipamentos por encomenda para agricultores do Estado de Minas Gerais, Bahia e São Paulo.

A produção por encomenda ajudou a aprimorar o projeto. O equipamento que pesava 20 quilos agora pesa apenas 6 quilos e conta com cinco regulagens. Pacífico conta que agora consegue arrancar 80 pés de mandioca a cada 10 minutos.

Stefânia Pasqualotto acredita que com a participação na Feciti, Pacífico pode descobrir alguma indústria que se interesse pelo projeto. “A feira pode servir como uma vitrine para divulgar ainda mais a máquina inventada pelo seu Pacífico. Portanto, existe a possibilidade de resultar em parceria com alguma indústria. Vamos trabalhar para ajudar a divulgar bem esse produto”, fala. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114