Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Terça, 08 de setembro de 2015, 19h28

Evento discute viabilidade do plantio de trigo no Estado


Evento discute viabilidade do plantio de trigo no Estado

Mato Grosso tem potencial para cultivar trigo e abastecer o mercado interno. É o que afirmou o pesquisador e engenheiro agrônomo da Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Hortêncio Paro, no dia de campo realizado na Fazenda Sossego, no domingo (05.09), em Nova Mutum (264 km ao norte de Cuiabá).

Com o objetivo de mostrar o potencial da exploração, discutir a viabilidade e os gargalos do trigo irrigado cultivado em propriedades acima de 400 metros de altitude, o evento contou com cerca de 200 pessoas entre extensionistas, universitários, produtores e representantes de empresas do ramo.

Um dos motivos para o Estado se destacar na cultura é a época de colheita do nosso território. “Colhemos o trigo mais cedo que outras regiões, fazendo com que nosso produto tenha mais valor e melhor liquidez no mercado. É uma época que o país não tem trigo para entregar”, explica Paro.

Além disso, o cultivo na região tem maior resistência a uma das doenças que assola a cultura conhecida por Brusone - praga que diminui a produtividade ocasionando a perda da espiga do trigo.

Mato Grosso utiliza cerca de 130 mil toneladas de farinha para fabricação de pães. Ainda conforme o pesquisador, o Brasil importa cerca de 65% do trigo que consome e paga mais caro pelo grão por conta de impostos e transporte.

Hoje apenas duas fazendas no Estado produzem comercialmente o grão para moinhos, uma em Campo Verde, com uma produção de 20 hectares, e outra em Lucas do Rio Verde com 220 hectares.

A fazenda que aporta a Unidade Demonstrativa com 11 materiais genéticos inéditos é de propriedade do produtor Lino José Ambiel, de 59 anos. Nascido com os pés na lavoura, ele conta que começou há cinco anos a iniciativa teste do plantio irrigado como uma opção para a rotação de culturas da sua propriedade, que hoje tem áreas de soja, milho e feijão, além do experimento do trigo conduzido pela equipe da Empaer.

Este foi o terceiro dia de campo de trigo feito nesta propriedade. Conforme Paro, o primeiro dia de campo com esta temática aconteceu em junho de 1979, na fazenda São João no município de Chapada dos Guimarães, marcando o início do seu trabalho no PróTrigo - Programa que visa estudar e divulgar o plantio de trigo em Mato Grosso.

O dia de campo foi uma parceria entre a Empaer, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado De Mato Grosso (Aprosoja), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) e Faculdade de Medicina Veterinária (Famev/UFMT). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114