Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quarta, 09 de setembro de 2015, 18h46

Conab quita pagamentos do Pepro 2014


Foto: Franciele Dal'maso

Tema foi adotado pela Aprosoja devido a solicitações de produtores. Mais de R$ 224,8 milhões foram quitados até agosto

A estratégia da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de reforçar a contratação de técnicos para agilizar a análise de processos de recebimento do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (PEPRO) de 2014 deu certo. Em agosto passado, foi possível zerar as pendências de pagamento. No total, foram emitidos e, agora, quitados 2.335 documentos confirmatórios de operação (DCOs), num total de R$ 224,8 milhões.

De acordo com o superintendente regional da Conab em Mato Grosso, Petrônio Sobrinho, a incorporação de dez novos analistas concursados foi fundamental para fortalecer o trabalho.

“Além da quantidade em si, recebemos técnicos mais qualificados, o que nos tranquiliza não apenas para concluir a análise de processos ainda em aberto mas também para as operações futuras”, afirma Petrônio. Atualmente, a Conab trabalha para finalizar os procedimentos das culturas do algodão e da borracha. A equipe de analistas, que somava quatro profissionais, passou para 14 – formada por profissionais das áreas da Administração, Economia, Engenharia Agronômica e Engenharia Agrícola.

“Identificamos o problema, buscamos a solução e conseguimos o resultado. O empenho da Conab foi essencial”, observa o coordenador da Comissão de Política Agrícola da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Adolfo Petry. O assunto foi “adotado” pela entidade após uma série de solicitações por parte de produtores que haviam comercializado milho via Pepro, mas ainda não tinham recebido.

Uma das iniciativas que contribuiu para resolver a situação foi a realização de um workshop em que o corpo técnico da Conab apresentava dicas e o passo a passo para a elaboração dos processos do Pepro. Agora, em 2015, a segunda edição do evento será realizada em novembro, ainda sem data definida.

Outra ação feita pela Aprosoja neste ano sobre o assunto Pepro 2014 foi o envio de boletins semanais sobre o ritmo de quitação dos contratos pela Conab. “Nosso foco inicial foi orientar os associados para evitarem erros no processo. Ao mesmo tempo, mostramos a importância de se desburocratizar os procedimentos, o que foi entendido pelos órgãos competentes”, afirma Petry. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114