Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Quinta, 10 de setembro de 2015, 08h25

Vazio sanitário do algodão é adiado para 1º de outubro


Medida leva em consideração a importância da cotonicultura para a economia mato-grossense e solicitação da Ampa 

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) a Portaria nº 59/2015, que dispõe sobre a prorrogação da data para início do vazio sanitário do algodão. O período foi redefinido para 1º de outubro a 30 de novembro, totalizando 61 dias.

A medida leva em consideração a importância da cotonicultura na economia mato-grossense e atende a solicitação da Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa) nº 221/2015. O documento apontou o excesso de chuvas e a consolidação do plantio do algodoeiro em segunda safra como principais fatores para a extensão do ciclo da cultura na safra 2014/2015, o que ocasionou o prolongamento do ciclo vegetativo das plantas e consequentemente o retardo no processo de colheita.

O vazio sanitário é obrigatório e visa prevenção e controle de pragas, entre elas o Bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis), que podem afetar a produção e causar prejuízos econômicos. Mato Grosso é o maior produtor de algodão do país, responsável por 58% da produção.

A multa para quem descumprir o prazo de vazio sanitário é de 30 UPF-MT (Unidade Padrão Fiscal), acrescida de duas UPF-MT por hectare de lavoura, tiguera ou soqueira não eliminado.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114