Cuiabá | MT 18/04/2024
Agro
Segunda, 21 de setembro de 2015, 09h27

Gado produtivo e rentável requer uma dieta balanceada


São Paulo, 21 de setembro de 2015 – O mundo do agronegócio tem passado por mudanças e beneficiado tantos os produtores como os consumidores. O mercado é muito competitivo, mas as tecnologias disponíveis têm assegurado uma alimentação mais saudável e maior rentabilidade ao pecuarista.

Mas ter um gado sadio e produtivo não é uma tarefa fácil. São vários pilares que devem ser analisados e de uma certa forma caminham juntos. Para que o pecuarista tenha sucesso com seu plantel – seja de leite ou de corte – é importante que sua propriedade disponha de um bom nível tecnológico, boa escrituração zootécnica e manejos sanitário e nutricional adequados.
Um dos fatores que têm chamado e conscientizado os pecuaristas é a inseminação artificial.

Com este sistema, a grosso modo, o criador tem como optar pelo uso de sêmen de touros provados (com teste de progênie) e evita custos com a compra de touros e transmissão de suas enfermidades, além de permitir cruzamentos alternados entre raças diferentes. Mas nada adianta ter um touro provado, se sua alimentação não é balanceada.

Devido ao melhoramento genético e aumento da capacidade produtiva, quando os bovinos são alimentados somente com forragem, não conseguem ingerir quantidades suficientes de energia, proteína e minerais para suprir a demanda nutricional para produção de leite ou ganho de peso.

A formulação de uma ração consiste apenas de uma das etapas para o nutricionista atingir a qualidade e eficiência na produção de alimentos para os seres humanos: leite ou carne. Com o balanceamento, o técnico visa combinar racionalmente os alimentos que serão consumidos e determinar as quantidades necessárias para suprir os requisitos nutricionais diários dos animais. O balanceamento de dietas tem como objetivo melhorar a utilização dos recursos disponíveis, evitando tanto uma queda no desempenho animal como o desperdício de nutrientes, fazendo com que os sistemas sejam economicamente viáveis.

Uma das principais dificuldades do pecuarista é fazer uma mistura homogênea com todos os ingredientes necessários e sem danificar as microfibras. Várias tecnologias têm sido desenvolvidas para atender à necessidade nutricional do gado, para que tenha maior produção e seja mais rentável. A Casale - reconhecida por mais de 50 anos de tradicionalismo no desenvolvimento de equipamentos agrícolas de alta tecnologia – acompanha a vida do pecuarista de perto e conhece as reais necessidades e dificuldades.

Com toda esta proximidade com o criador, a Casale teve expertise para desenvolver equipamentos e sistemas para ajudar o criador a ter sucesso em seus negócios. Para auxiliá-lo na mistura de ração total desenvolveu a linha Rotormix (modelos Profi, Mini e Express) destinados aos pecuaristas que realizam confinamento.

“A linha Rotormix oferece vários modelos e capacidades de carga para atender qualquer exigência de projeto. Nosso objetivo é oferecer a melhor tecnologia com diferenciais exclusivos onde o criador possa ter o menor custo e mais rentabilidade em seu negócio de confinamento”, comenta o diretor presidente da Casale, Celso Casale.

Para as pequenas propriedades os mais indicados são Rotormix Express e Rotormix Mini (principalmente para produtor de leite). Estas máquinas misturam a ração total de forma homogênea, sem compactação, proporcionando uma dieta palatável ao gado. É extremamente precisa na pesagem dos ingredientes, fator que beneficia o aumento da produção de leite e ganho de peso. Reduz o desperdício de silagem e flexibiliza a utilização de diversos subprodutos, como milho moído ou em flocos, folhas com talos, capim fresco e ingredientes de alta umidade, sem ocasionar danos às fibras.

Por serem equipamentos de alta tecnologia, sua mistura é rápida e ágil no trato. São resistentes à abrasão e à oxidação por produtos ácidos, além de eliminar desperdícios, sem proporcionar acúmulo de ingredientes nos cantos mortos.

Já a Rotormix Profi, destinada aos grandes confinamentos, dispõe de todas as características citadas acima, além de proporcionar redução de custos com combustível do trator ou do caminhão em até 15%, devido ao baixo consumo exigido pelo seu rotor misturador, o Rotoflex-ECO, produto exclusivo e patenteado pela marca, desenvolvido especificamente para garantir mais sustentabilidade.

Sobre a Casale

Fundada há mais de 50 anos, a Casale comemora bodas de ouro em 2014. Localizada às margens da Rodovia Washington Luís, em São Carlos (SP), é considerada uma das empresas mais inovadoras do setor de máquinas agrícolas e se dedica a produção de equipamentos de alta tecnologia para atender as demandas do setor de pecuária intensiva de carne e de leite.

É reconhecida pela sua tecnologia, qualidade superior e compromisso com o produtor. Fatores que conquistaram a confiança de seu público. A cada ano, agregam-se novas tecnologias com o objetivo de contribuir para o aumento de produtividade na pecuária. A empresa investe permanentemente em desenvolvimento de novos produtos, no serviço de pós-vendas e na modernização de seu parque industrial.

Visite o site www.casale.com.br e conheça as novidades e soluções para sua fazenda. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114