Cuiabá | MT 25/04/2024
Agro
Quinta, 24 de setembro de 2015, 09h03

II Simpósio Agroestratégico discute alternativas do plantio no interior de MT


Etapa regional foi um pedido dos produtores após primeiro evento, na Capital

O sistema de produção de grãos em Mato Grosso e o manejo integrado de pragas (MIP) tem sido os principais pontos abordados durante os eventos do II Simpósio Agroestratégico. Até o momento, Sorriso, Campo Novo do Parecis e Canarana receberam o evento. No dia 2 de outubro será a vez de Rondonópolis. Cada município representa uma região produtora do Estado e conta com a presença dos 22 Núcleos da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja).

O evento focado no interior atende solicitação feita pelos próprios produtores rurais, durante a primeira edição do Simpósio Agroestratégico, no dia 9 de julho deste ano, em Cuiabá. Com temas técnicos que auxiliam na prática do campo, os resultados até o momento são positivos.

“Nós fomos muito demandados durante o primeiro Simpósio e também durante o Circuito Aprosoja, nas reuniões dos Núcleos. Por isso mesmo estamos falando especificamente de manejo do sistema produtivo e manejo integrado de pragas. A participação em todos os locais tem sido muito grande, com diversos depoimentos. Os produtores, consultores, técnicos, e gerentes de fazendas estão com muito empenho e interesse em entender o tema, em avançar”, explica o diretor técnico da Aprosoja, Luiz Nery Ribas.

Devido a qualidade das discussões, a Aprosoja já prepara o próximo passo, também desdobramento do Simpósio. “O tema manejo integrado de pragas está exclusivamente na parte teórica neste momento. Com o início do plantio em outubro, nosso objetivo é ir em novembro a campo. Vamos convocar interessados para colocar em prática o que é o MIP. Pelo visto até o momento no Simpósio, as áreas com o sistema já aumentaram consideravelmente nos últimos anos. A ideia é, cada vez mais, buscar por redução de custos e melhora na produtividade. ”, ressalta Ribas.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114