Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quarta, 11 de novembro de 2015, 21h27

MDA tem maior economia de energia e água da esplanada


Dos cinco ministérios mais econômicos da esplanada, o do Desenvolvimento Agrário (MDA), foi o que teve a maior contenção de gastos em relação à utilização de energia e água. O dado foi medido, por meio do Projeto Esplanada Sustentável (PES), que reverte à economia de gastos obtida em premiação financeira. Além do MDA, foram premiados os ministérios da Fazenda, das Comunicações, de Assuntos Estratégicos e do Planejamento, Orçamento e Gestão, que também obtiveram bons níveis de contenção.

Este é o primeiro ano em que o ministério participa do projeto. Conforme o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do MDA, José Roberto de Oliveira Martins, a participação do órgão no projeto vai de encontro ao esforço que o Governo Federal vem desempenhando em cortar gastos. “Estamos fazendo um grande esforço para ajustar as contas públicas. Isso foi solicitado pelo Governo Federal, então essa economia de energia elétrica e água e esgoto vem de encontro a essas medidas. Sem contar que, atualmente, o Brasil passa por restrições de energia e água, o que também nos faz pensar mais em economizar”, destaca.

A economia total do MDA, com o racionamento de energia elétrica e água e esgoto, foi de R$ 2,8 milhões, o que foi revertido em uma premiação de aproximadamente R$ 1,4 milhão. De acordo com José Roberto, o dinheiro será aplicado em ações e medidas do ministério.

Sobre o Projeto

O Projeto Esplanada Sustentável existe desde junho de 2012 e tem por objetivo principal incentivar órgãos e instituições públicas federais a adotarem um modelo de gestão organizacional e de processos estruturado na implementação de ações voltadas ao uso racional de recursos naturais, promovendo a sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração Pública Federal.

O Projeto foi instituído pela Portaria Interministerial nº 244, dos ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), do MeioAmbiente (MMA), de Minas e Energia (MME) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Funciona a partir da integração das ações constantes nos seguintes programas: Programa de Eficiência do Gasto (PEG); Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e a Coleta Seletiva Solidária.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114