Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Quinta, 12 de novembro de 2015, 10h03

Secretaria de Agricultura garante recursos para plantação de café clonal em MT


Foto: Joelma Pontes

Ação atende uma reivindicação do deputado estadual, Silvano Amaral (PMDB), que esteve em outubro deste mês, em Colniza para discutir o plantio com pequenos produtores da região.

A plantação do café Conilon, mais conhecido como café Clonal, deve ser o carro-chefe da economia de diversos municípios da região norte de Mato-Grosso. O assunto, inclusive, foi pauta da reunião entre o deputado estadual Silvano Amaral (PMDB), o vereador de Colniza, José Carlos Batista (popular Carlinhos), e o secretário de Estado de Agricultura e Regularização Fundiária, Suelme Fernandes, que já assegurou investimentos para o plantio, no ano que vem.

O deputado estadual Silvano Amaral (PMDB), um dos grandes apoiadores da plantação do café Clonal em Mato Grosso, acredita que este tipo de incentivo melhora a vida do homem do campo, através de um produto mais rentável e que produz o dobro que o café tradicional. O parlamentar garantiu uma emenda no valor de R$ 500 mil para 2016 a fim de que mudas sejam adquiridas, com intuito de contribuir com a expansão dos negócios na região. “A ideia que começou em Colniza, agora se expande para cidades adjacentes a exemplo de Aripuanã, Cotriguaçu e Juruena. Com a contrapartida do governo do estado, por meio da Secretaria de Agricultura, o plantio está garantido”, avaliou Carlinhos.

Segundo o vereador há pelo menos três anos ele articula apoio para que o projeto do café Clonal saia do papel. Ele destaca que o deputado Silvano foi o maior incentivador do projeto.

“Até a Embrapa de Rondônia já esteve em nosso município, dando palestras e discutindo o plantio, porém não encontramos, à época, incentivos para tocar o projeto em frente. Agora é diferente, pois o deputado Silvano abraçou essa causa, entendeu a importância e ainda fez essa articulação junto ao governo do estado que também nos garantiu incentivo. Saímos da reunião (com o secretário) bem otimistas e, com certeza, retornaremos a Colniza mais animados que antes”, destacou.

Segundo o secretário de Agricultura de Colniza, José Luiz Mendes, enquanto se colhe 70 sacas do café tradicional, com base em um hectare de terra (10.000²), o café Clonal pode render até 150 sacas, ou seja, mais que o dobro da matéria-prima. Este ano, o prefeito de Colniza, Assis Raupp, viabilizou mais de 90 mil mudas que serão plantadas em uma chácara da região, como projeto piloto. De acordo com Raupp, existem 1.200 mudas na unidade demonstrativa da Secretaria de Agricultura da cidade, que também serão doadas e servirão como experiência aos produtores da região.

Com essa experiência, o município de Colniza pretende obter dois milhões de mudas, tendo em vista que cada pé produz até dez mudas, e assim pulverizar a região. Vale ressaltar que o café, na região norte do estado, é a segunda matéria-prima que mais gera renda, já que o gado de corte lidera o ranking de maior produção.

Café Conilon – O café Conilon, por ser uma espécie mais rústica, possui algumas vantagens sobre o café tradicional, como maior resistência às doenças e pragas, maior tolerância à temperatura mais elevada – que é o caso de Mato Grosso, onde os termômetros chegam a registrar 47ºC – e à deficiência hídrica.

Além disso, o Conilon possui maior teor de cafeína e sólidos solúveis, características importantes para a indústria de café solúvel. Outra vantagem é a elevada produtividade, que, dependendo do material genético, chegam a produzir até três vezes mais que o café tradicional.

A produtividade média do Conilon pode variar conforme o nível de tecnologia adotado pelo agricultor. O custo de produção desse tipo de café, em algumas fases, superam o do café tradicional, observadas a aquisição de mudas clonais e as podas necessárias durante a condução da lavoura. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114