Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Sábado, 28 de novembro de 2015, 19h03

Comissão equipara agricultor familiar e assentado para concessão de benefícios


Relator recomendou aprovação do projeto para corrigir distorção entre agricultores familiares e assentados de reforma agrária em relação a benefícios e políticas públicas

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei (PL 2899/15) que equipara o agricultor familiar ao assentado de reforma agrária para fins de unificação da concessão do crédito agrícola e da assistência técnica.

A proposta também estende a isonomia à concessão de outros benefícios do governo federal, como os de extensão rural e o provimento de infraestrutura física e social.

Evandro Roman: "O pequeno agricultor pode ter o incentivo necessário para persistir na atividade, evitando êxodo rural e miséria"
O relator, deputado Evandro Roman (PSD-PR), foi favorável à proposta por acreditar que a medida vai combater a pobreza no campo. “O pequeno agricultor pode obter o incentivo necessário para persistir na sua atividade, evitando o êxodo rural e a miséria”, ressaltou.

O parlamentar destacou que ainda há muita distorção entre agricultores familiares e assentados de reforma agrária, no que se refere aos benefícios e aplicação de políticas públicas.

Conforme o texto, para ser equiparado ao pequeno produtor, o assentado também precisa enquadrar-se nas exigências da Lei da Agricultura Familiar (Lei 11.326/06), que estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.

Pela lei, o agricultor familiar não pode ser proprietário de área maior do que quatro módulos fiscais (o tamanho do módulo varia de acordo com o Município); empregar mão-de-obra da própria família nas atividades econômicas; e extrair percentual mínimo da renda da renta familiar da terra.

Tramitação

A proposta ainda será analisada de forma conclusiva pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114