Cuiabá | MT 16/04/2024
Agro
Terça, 01 de dezembro de 2015, 12h38

Desafios para fomentar a industrialização são debatidos em evento


Em tempos de crise na economia do país, aumentam os desafios do desenvolvimento econômico dos estados. Em Mato Grosso, maior produtor de soja (30% da produção nacional) e algodão (56% da produção brasileira), detentor do maior rebanho bovino (28,5 milhões de animais) e segundo maior produtor de pescado de água doce (12,8% da produção nacional), o grande desafio é o fomento à industrialização da produção.

O assunto foi destaque no evento “Cresce Brasil”, que este ano teve como tema os “Desafios do Desenvolvimento Sustentável em Mato Grosso” e foi realizado na sexta-feira (27.11), em Cuiabá. O secretário-adjunto de Empreendedorismo e Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec), Leopoldo Rodrigues Mendonça, foi um dos palestrantes. Mendonça participou do painel Industrialização: Como alavancar o Desenvolvimento da Industrialização através da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para o secretário, o fomento da industrialização em Mato Grosso deve ser pautado em incentivo à pesquisa e ao estudo, integração do Estado com empresas e instituições de ensino e tecnologia e apoio aos jovens empreendedores. Mendonça ainda falou sobre alguns projetos desenvolvidos integralmente pela Sedec e em parceria com outras secretarias.

“A Sedec elaborou a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que será votada pela Assembleia Legislativa, e que trará um tratamento diferenciado aos micro e pequenos empresários, regulamentando o Estatuto Nacional. Outro projeto interessante, desenvolvido pela Secretaria de Cultura [Sec] com a parceria da Sedec, é o Núcleo de Economia Criativa, que incentiva os jovens empreendedores mato-grossenses a colocar em prática suas startups”.

O assessor da presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Paulo Kliass, endossou o posicionamento de Leopoldo Mendonça. “Vejo que precisamos reindustrializar o país, isso é fundamental. Precisamos superar este modelo de produção primária e dar um salto de qualidade, agregando valor ao que produzimos aqui”.

Cresce Brasil

O evento foi uma realização do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Mato Grosso (Senge-MT), juntamente com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114