Cuiabá | MT 25/04/2024
Agro
Quarta, 13 de janeiro de 2016, 10h25

Leguminosas forrageiras: qualidade nutricional e sustentabilidade na pecuária


O Dia de Campo na TV vai apresentar alternativas para melhorar a qualidade da alimentação dos bovinos com a utilização de espécies leguminosas forrageiras. A qualidade da nutrição é essencial para elevar os índices de produtividade na pecuária, seja na produção de carne ou de leite. A partir da década de 1970 se intensificou o uso de leguminosas, que consorciadas com gramíneas proporcionam uma dieta mais balanceada e completa para os animais.

A Embrapa lançou três cultivares de leguminosas forrageiras adaptadas para a região Sul do país: BRS URS Entrevero de trevo-branco, BRS URS Posteiro de cornichão e BRS Piquete de trevo-vesiculoso, todas estão disponíveis no mercado. As novas forrageiras são recomendadas para formação de pastagens cultivadas consorciadas e para sobressemeadura em pastagens naturais na região Sul do Brasil.

Mas não é apenas na alimentação que o uso de leguminosas traz vantagens. Elas proporcionam também serviços ambientais para os sistemas de produção. O principal deles é a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN), suprindo o solo desse insumo essencial para o desenvolvimento das plantas. Além da questão da qualidade nutricional, outra vantagem no uso de leguminosas é que elas são espécies de inverno, período em que em as pastagens naturais diminuem. O uso de leguminosas diminui o vazio forrageiro, proporcionando maior qualidade e quantidade de alimentos durante todo o ano.

De acordo com o pesquisador Daniel Montardo, de modo geral, as leguminosas forrageiras, quando consorciadas com gramíneas ou sobressemeadas em campos naturais, melhoram a qualidade das pastagens por possuírem boa digestibilidade e elevados teores de proteína. Além disso, através da simbiose com bactérias do gênero Rhizobium, fixam nitrogênio atmosférico, reduzindo a necessidade de adubações nitrogenadas com o passar do tempo.

As cultivares foram desenvolvidas a partir de um convênio firmado entre a Embrapa, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e a Associação Sul-brasileira para o Fomento de Pesquisa em Forrageiras (Sulpasto). Participam do processo de pesquisa e desenvolvimento cinco unidades da Embrapa: Pecuária Sul, Gado de Leite, Trigo, Milho e Sorgo e Clima Temperado.

O Dia de Campo na TV Leguminosas forrageiras: qualidade nutricional e sustentabilidade na pecuária foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) em parceria com a da Embrapa Pecuária Sul (Bagé/RS), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Assista ao programa:

Canal Rural (Net/Sky) – sexta-feira, às 9h

TV Câmara – sábado, às 7h, e reprise domingo no mesmo horário

NBR (TV do Governo Federal) – domingo, a partir das 8h 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114