Cuiabá | MT 23/04/2024
Agro
Quinta, 04 de fevereiro de 2016, 20h14

Mais infraestrutura para 600 famílias rurais da Metade Sul do RS


Foto: Rômulo Serpa MDA

Na Metade Sul do Rio Grande do Sul, em Canguçu, veículos e equipamentos foram entregues, nesta quinta-feira (4), pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. Com investimento do governo federal de aproximadamente R$ 255 mil, a aquisição dos itens busca fortalecer ainda mais a agricultura familiar deste Território da Cidadania. A ação vai beneficiar mais de 600 famílias de agricultores nos municípios de Arroio do Padre, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Morro Redondo, Pelotas e Piratini.

As famílias estão organizadas em três cooperativas: Sul Ecológica, União e dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul. O recurso para a aquisição dos equipamentos foi garantido dentro Programa de Apoio à Infraestrutura nos Territórios Rurais (Proinf), do MDA, e sua aplicação é definida, de forma coletiva, dentro do colegiado territorial.

Durante o ato de doação dos veículos e equipamentos, Patrus destacou a importância de suas agendas nos territórios. “Essa caminhada que estamos fazendo no Rio Grande do Sul, está sendo extremamente gratificante. Temos feito essas viagens pelo Brasil, visitando os assentamentos, os espaços da agricultura familiar, vendo também o drama dos acampados, visitando as comunidades, tendo contado com as lideranças locais e regionais, para conhecer a realidade local. Trazemos boas notícias, como esses equipamentos do Proinf e os títulos do crédito fundiário, mas o mais importante é o que a gente aprende”.

Para o presidente da Cooperativa União de Canguçu, Edenir Duarte, é importante ressaltar que a escolha do investimento ocorreu dentro das discussões do colegiado. “Estes equipamentos vão facilitar nosso trabalho e dar mais qualidade aos nossos produtos. Sabemos que esse é um trabalho articulado, via o território, que vai beneficiar toda a população da área rural e, beneficiando a população rural, beneficiamos também o público da cidade, pois somos nós, do interior, que produzimos os alimentos que vão pra mesa do consumidor”.

Equipamentos

Foram entregues aos agricultores da região: uma esteira de alimentação do classificador, um classificador de frutas, uma batedeira de cereais, um debulhador de milho, um classificador de grãos e sementes, uma seletora eletrônica de grãos e sementes, uma correia transportadora elevatória de correia, um determinador de umidade e dois veículos utilitários, tipo camionete, com capacidade de 500 kg.

A escolha de Canguçu como sede para o ato de entrega de máquinas se deve ao fato de ser um dos municípios com maior número de propriedades da agricultura familiar no Brasil. São mais de 14 mil famílias, que representam 64% da população municipal. As propriedades estão distribuídas por mais de oito mil quilômetros de estradas vicinais. Canguçu é conhecida como capital nacional da Agricultura Familiar.

Acesso à terra

Durante a atividade, também foram entregues dois títulos de terra do Crédito Fundiário – política de acesso à terra do MDA complementar a reforma agrária, para agricultores familiares de Canguçu. Uma das famílias beneficiadas é a da Angélica e Carlos Borges, que agora tem terra para produzir e criar a família.

O casal concorda que agora, com os 12 hectares da propriedade recém-adquirida, vão ter condições de melhorar de vida. “Como não tínhamos terra, tentamos a vida na cidade, mas não deu certo, daí voltamos pra roça e fomos morar com meu sogro. Agora que temos nossa própria terra, vamos investir na produção de feijão, milho e tabaco, o que vai nos garantir uma boa renda”, relatou Carlos.
Já Angélica não esconde a felicidade de ter uma condição melhor para criar o pequeno Guilherme. “Nosso filho vai crescer na nossa terra. Então, além da felicidade de ter uma criança em casa, agora temos também a felicidade de ter uma terra pra nossa casa. Não podia estar mais feliz”.

Territórios em Foco

Para direcionar melhor as políticas públicas para o meio rural, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) trabalha com o conceito de Territórios de Identidade. O território é formado por uma reunião de municípios que compartilham aspectos históricos, culturais, econômicos, geográficos, sociais comuns.

Dentro dos territórios, a sociedade civil e o poder público se organizam em colegiados, para monitorar a execução de políticas públicas para o campo. O ministro Patrus Ananias iniciou, em julho de 2015, uma série de viagens para conhecer de perto os resultados e desafios dessa estratégia importante para o desenvolvimento rural.

Nas atividades, visitas a espaços da agricultura familiar, assentamentos, acampamentos, quilombolas, colegiados e movimentos sociais. A ideia é aproximar o poder público das comunidades rurais. Em 2015, o ministro percorreu os territórios Sertão Central (CE), Vale do Itapecuru (MA), Norte (ES), Baia de Ilha Grande (RJ), Araguaia Xingu (MT) e Alto Sertão (SE).

>> Confira aqui as visitas do ministro no Território Metade Sul do Rio Grande do Sul.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114