Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Domingo, 14 de fevereiro de 2016, 08h03

Aprosoja participa de fórum de agricultura em Abu Dhabi


Foto: Lucas Ninno

Associação fará parte da comitiva do governo de Mato Grosso para ampliar negócios com os Emirados Árabes Unidos

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) participará do Fórum Global para Inovações na Agricultura 2016, que neste ano ocorrerá em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A comitiva, formada por políticos e entidades do agronegócio e liderada pelo governador de Mato Grosso, Pedro Taques, estará no ocidente nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro.

“Os países do oriente estão, cada vez mais, se destacando como grandes consumidores das commodities mato-grossenses. Por isso, é importante que a Aprosoja esteja presente em grandes eventos mostrando todo o potencial da nossa agricultura”, diz Endrigo Dalcin, presidente da Aprosoja.

Mato Grosso aumentou as vendas em 24% para o Oriente Médio, com destaque também para o Irã (25%) e Arábia Saudita (20%), conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). Entre janeiro e novembro de 2015, os valores exportados por Mato Grosso aos Emirados Árabes deram um salto de 140%, na comparação com igual período de 2014.

De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 28% de todo o milho que o Estado exportou foram para países do Oriente Médio. A participação da soja é menor, de 5%, porque a China é o maior consumidor da deste grão mato-grossense.

Programação – Na terça (16), o governador Pedro Taques faz uma apresentação sobre o Estado no fórum de agricultura e, à tarde, a comitiva visita a planta de Abu Dhabi da BRF. Na quarta (17), reunião com a Câmara de Comércio de Abu Dhabi e reuniões com empresários. Já na quinta (18), serão realizadas visitas técnicas a uma fazenda modelo e ao Masdar Instituto de Ciência e Tecnologia. À tarde, reunião na Câmara de Comércio Internacional dos Emirados Árabes Unidos e visita à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

Comitiva - A comitiva de Mato Grosso será formada pelo governador Pedro Taques, secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Seneri Paludo, assessora de Assuntos Internacionais, Rita Chiletto, secretário do Gabinete de Comunicação, Jean Campos, superintendente da Sedec, Fabiana Furlan, e um membro da Casa Militar. Participam também representantes da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Federação da Agropecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114