Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Sexta, 18 de março de 2016, 18h34

Circuito tecnológico de milho safrinha mobiliza instituições parceiras da agropecuária em Goiás


Na agenda complementar que aconteceu paralelamente à Expotec Embrapa, evento realizado na sede da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás/GO) nos dias 17 e 18 de março estiveram presentes dirigentes e equipe técnica da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás (AEAGO) e do Sistema Faeg/Senar, além de representantes do Grupo Técnico de Consultores (GTEC) e de pesquisadores da Embrapa em Goiás.

Sebastião Araujo

O objetivo da agenda complementar foi apresentar propostas preliminares de desenvolvimento e implantação do Circuito Tecnológico de Milho Safrinha em Goiás (CT Milho), a exemplo do que acontece no MT desde 2014. Nestes dois anos e meio de Circuito no MT foram percorridos 152 mil quilômetros em cinco dias de pesquisa, e visitadas 111 fazendas em 26 municípios do estado.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo (Sete lagoas/MG), Alexandre Ferreira da Silva, implementador do Circuito Tecnológico de Milho Safrinha, a iniciativa conta com o apoio da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja); o CT Milho é coordenado pela Embrapa Milho e Sorgo e conta com participação de pesquisadores da Embrapa Agrossilvipastoril, além da parceria com a Aprosoja, as federações de agricultores, universidades, agentes financeiros, consultores e patrocinadores do projeto.

A proposta busca diagnosticar o atual cenário de milho safrinha em Goiás, identificando gargalos e oportunidades de melhoria contínua dos sistemas produtivos, além de viabilizar ações em prol dos produtores e trabalhadores rurais.

Para elaborar o diagnóstico de caracterização do sistema de produção do milho safrinha no estado de Goiás será formada uma equipe técnica de pesquisadores da Embrapa e instituições parceiras que realizarão visitas nas propriedades rurais, situadas em diferentes localidades do estado.

Na Expotec Embrapa, Alexandre Ferreira, destacou questões relacionadas ao controle de plantas voluntárias nos sistemas de produção de grãos e fibras. O objetivo foi destacar algumas estratégias de manejo de plantas voluntárias nos sistemas de produção.

À tarde, o pesquisador participou da agenda complementar apresentou algumas experiências na organização do CT Milho, realizadas no Mato Grosso e que podem ser articuladas para implantação também em Goiás.

Ainda na parte da tarde, junto aos integrantes do GTEC, Alexandre apresentou o tema: Manejo de plantas daninhas resistentes a herbicidas, buscando retratar a problemática do aumento de casos de resistência das plantas daninhas a herbicidas; baseado nestes fatores, o pesquisador propôs algumas ações de manejo que podem ser utilizadas pelos produtores.

Outro tema de destaque, concluindo agenda do dia 18, foi conduzido pelo pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop/MT), Bruno Carneiro e Pedreira, que apresentou algumas experiências e estratégias sobre produção animal (pastagens, nutrição e genética) realizadas no Mato Grosso.

Estavam presentes neste encontro os representantes da Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento para Forrageira (Unipasto), do Sistema Faeg/Senar, além de técnicos rurais e pecuaristas do estado.

Bruno mostrou um pouco o cenário de MT, quais as vantagens e as dificuldades da pecuária que precisavam ser mais trabalhadas, as experiências com a integração lavoura, pecuária e floresta, e ainda, compartilhou algumas experiências e resultados nestes cinco anos de atuação agropecuária em que a Embrapa Agrossilvipastoril tem conseguido no estado destacando, mais especificamente, a questão do aproveitamento de resíduos da lavoura ou a utilização da própria soja e milho, colhido na lavoura como suplementação animal para transformá-la em carne; exemplificou ainda outras ações realizadas nas propriedades, como por exemplo, as técnicas para intensificação e recuperação de pastagens e as possíveis alternativas tecnológicas que se deve ter para combater à morte súbita do capim braquiarão, um problema que afeta outros estados da Amazônia Legal. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114