Cuiabá | MT 29/03/2024
Agro
Segunda, 21 de março de 2016, 13h11

Florestas Energéticas é tema da Agroenergia em Revista


Maria Goreti Braga dos Santos

Hoje (21/03) é o Dia Internacional das Florestas. O Brasil possui uma vasta área de florestas plantadas, que já compõem a fatia de renováveis da matriz energética nacional, principalmente na forma de lenha e carvão vegetal. Com tecnologia muito eficiente para a produção da biomassa, o País tem potencial para aumentar a participação do setor florestal nessa matriz energética, inclusive ampliando a gama de produtos energéticos.


Esse é o tema da nona edição da Agroenergia em Revista, que apresenta o cenário atual e as tecnologias disponíveis e em desenvolvimento para florestas energéticas. Carvão vegetal, briquetes, bio-óleo, obtenção de hidrogênio por gaseificação e até etanol de eucalipto são alguns dos produtos de que as matérias tratam. O conteúdo produzido pela Embrapa Agroenergia e jornalistas de várias outras unidades da Empresa abordam ainda o desenvolvimento de tecnologias para potencializar o rendimento e sustentabilidade da produção florestal no campo: softwares e geotecnologias, seleção genômica, domesticação de espécies nativas e integração.


A publicação trata ainda do processamento da biomassa florestal no conceito de biorrefinarias, dando origem a vários produtos, principalmente moléculas de alto valor agregado. Para o pesquisador Washington Magalhães, da Embrapa Florestas, são esses produtos, com grande conteúdo tecnológico, que geram empregos qualificados para a população, com bons salários, distribuindo renda.


A Agroenergia em Revista sobre Florestas Energéticas está disponível gratuitamente online. Acesse o canal da Embrapa Agroenergia no Issuu e veja essa e outras edições: https://goo.gl/LdB7lw. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114