Cuiabá | MT 28/03/2024
Agro
Quinta, 31 de março de 2016, 11h35

Batata-doce é a alternativa para produção de etanol no Rio Grande do Sul


O Dia de Campo na TV pela Embrapa vai mostrar a batata-doce como alternativa para a produção de etanol. O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo e tem como principal matéria-prima para a produção de álcool a cana-de-açúcar. Mas pesquisas da Embrapa e instutuições parceiras buscam substitutos para a produção de etanol no Rio Grande do Sul, que tem condições desfavoráveis para o cultivo da cana-de-açúcar, nesse cenário a batata-doce é uma das culturas que tem maior potencial para produção energética. Uma tonelada de batata-doce pode produzir de 160 a 180 litros de etanol. E o seu ciclo produtivo é de quatro meses, enquanto o ciclo da cana-de-açúcar é de um ano.

Ao contrário de outras culturas agroenergéticas, a produção de biocombustível a partir da batata-doce é uma das vastas possibilidades de utilização do tubérculo e a que se apresenta como a mais promissora, porque pode ser cultivada em diversas condições climáticas, não exige áreas grandes de plantio, tem baixo custo para implantação das lavouras, pode ser produzida em terras menos férteis e dar oportunidade para pequenos produtores rurais. E o álcool derivado da raiz pode ser destinado também a outros mercados, como o de bebidas e de cosméticos.

O processo de avaliação do potencial da batata-doce para a produção de bioenergia, realizado em laboratório pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária-Fepagro em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, levou dez anos. Em 2016 a Fepagro e a Embrapa lançaram as duas variedades de batata-doce voltadas para a produção de álcool: a BRS Gaita e a BRS Fepagro Viola, ambas têm produtividade de75 toneladas por hectare, e são variedades indicadas para produção de etanol, principalmente pela alta concentração de amido. Segundo o pesquisador Zeferino Chielle, da Fepagro Vale do Taquari/RS, "em um ano, a batata-doce tem capacidade de processar 27 mil litros, enquanto a cana-de-açúcar tem oito mil." Na Embrapa Clima Temperado são realizadas várias atividades com a cultura da batata-doce, e um dos destaques é o banco ativo de germoplasma que reúne grande parte do material genético de batata-doce, com o objetivo de determinar materiais que garantem mudas de boa sanidade para garantir o sistema de produção na hora de começar a lavoura.

Além do tema principal o programa vai apresentar outros assuntos nos quadros: Minuto do Livro mostra "Plantas aromáticas e condimentares: uso aplicado na horticultura"; Conhencendo a Embrapa Informática Agropecuária e Ciência e Tecnologia em Debate, saiba quem foi Johanna Dobereiner e uma entrevista sobre mulher e ciência na interface com o rural brasileiro. O Dia de Campo na TV "Batata-doce – alternativa para produção de etanol" foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) em parceria com a Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) e com a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária-Fepagro.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114