Cuiabá | MT 19/04/2024
Agro
Quarta, 27 de abril de 2016, 14h18

Solos em Friburgo: da análise à conservação


Nova Friburgo, cidade da serra fluminense, a pouco mais de 130 quilômetros da capital do estado, é um importante polo agrícola. A Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) participa de duas ações no munícipio que buscam a otimização da atividade rural: a elaboração de um programa municipal de conservação de solo e água e a instalação de um laboratório de análise de solo em uma escola técnica agrícola.

Programa municipal de conservação de solo e água

Na manhã do dia 18 de abril, o chefe geral da Embrapa Solos Daniel Vidal Pérez e o pesquisador Aluísio Andrade se reuniram com o prefeito de Friburgo Rogério Cabral e o secretário de agricultura Selmo Santos, na pauta a proposta para elaboração do programa municipal de conservação de solo e água.

A equipe da Embrapa Solos ouviu do prefeito que Friburgo sofre com o problema de degradação do solo que vem acontecendo no município ao longo dos últimos 40 anos. Tudo isso como consequência de práticas agrícolas inadequadas que acabaram enfraquecendo a terra e, consequentemente, as áreas de plantio.

"Nosso proposta para reverter esse quadro se baseia em quatro pontos", conta Aluísio. "A primeira etapa seria a caracterização dos sistemas de produção agrícola e o diagnóstico do estado de degradação/conservação do solo nas áreas agrícolas. Em segundo lugar, aconteceria a seleção, adaptação e desenvolvimento da tecnologia mais adequada para estas áreas".

O terceiro ponto contaria com a implantação de um programa de transferência de tecnologia, com instalação de unidades demonstrativas e cursos de capacitação. A última etapa seria o monitoramento das ações do programa por indicadores obtidos no campo e também pela implantação de sistemas para avaliação da erosão e da qualidade da água em microbacias.

Escola agrícola recebe laboratório de análise de solo

Na tarde do mesmo dia 18, o chefe geral da Embrapa Solos Daniel Vidal Pérez esteve no Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga), importante escola técnica agrícola da região. Daniel proferiu curso sobre análise de solo para um grupo de aproximadamente 20 alunos.

Destes 20 alunos três serão selecionados para um estágio de um mês na Embrapa Solos para aperfeiçoamento em análise de solo. Esses aprendizes trabalharão no Fertmóvel, o laboratório móvel de análise de solos criado pelo centro de pesquisa carioca que, a partir de junho, estará no Ibelga.

"Há seis meses arquitetamos esse acordo com o Ibelga, a região de Friburgo sofre com ausência de laboratórios de análise de solo, existem apenas dois no estado, ambos na cidade de Campos, muito distante", conta a chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Solos Denise Werneck de Paiva. "Creio que teremos capacidade de processar até 200 análises por mês", conclui Denise.

Vale lembrar que a instalação do Fertmóvel em Friburgo também ajudará na execução do Programa municipal de conservação de solo e água. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114