Cuiabá | MT 16/04/2024
Agro
Sexta, 29 de abril de 2016, 05h39

Embrapa participa da ExpoZebu Dinâmica 2016


A participação da Embrapa na ExpoZebu Dinâmica 2016 será ainda maior do que nos anos anteriores. A partir desta edição, a Embrapa é correalizadora do evento, em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Na solenidade de abertura, no dia 4 de maio, será assinado o termo de cooperação entre as instituições. A ExpoZebu Dinâmica, que será realizada até 6 de maio na Estância Orestes Prata Tibery Jr., em Uberaba (MG), tem como objetivo disseminar as mais modernas tecnologias nas áreas de pecuária de corte e leite. O evento acontecerá paralelamente à 82ª ExpoZebu, feira de genética animal já consagrada entre os pecuaristas do Brasil Central.

O tamanho da área destinada a Embrapa também aumentou, ocupando a partir deste ano aproximadamente três mil metros quadrados. A Empresa apresentará variadas tecnologias, tais como cultivares de forrageiras tropicais, trigo e soja, e demonstrará as dinâmicas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), Integração Lavoura- Pecuária- Floresta (ILPF) e como é possível a recuperação de pastagens degradadas com baixo custo. Haverá também divulgação do material genético animal da raça Sindi.

Durante o trajeto na área da Embrapa, percorrido por trenzinhos, os visitantes poderão observar as opções de integração entre culturas anuais com espécies forrageiras e florestais. A área de ILPF contará com as seguintes espécies florestais: mogno, acácia, teca, nim e eucalipto. Na área de lavoura, cultivares de trigo, soja, híbridos de milho, sorgo e milheto estarão em exposição.

No período da ExpoZebu Dinâmica, haverá atendimento contínuo no estande da Embrapa e nas estações (plots de cultivares e consórcios, áreas de ILP e ILPF). Pesquisadores e técnicos da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS), Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), Embrapa Semiárido (Petrolina, PE), Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS) e Embrapa Produtos e Mercado (Brasília, DF) estarão presentes para prestar esclarecimentos ao público.

As seguintes tecnologias da Embrapa serão expostas na ExpoZebu Dinâmica 2016:

Forrageiras- algumas cultivares de forrageiras desenvolvidas pela Embrapa para melhorar a eficiência dos sistemas de produção da pecuária de corte e de leite estarão na vitrine. São elas: capim elefante Pennisetum purpureum (cultivares BRS Canará e BRS Kurumi); capim Panicum maximum (cultivares BRS Mombaça, BRS Tanzânia, BRS Massai, BRS Zuri e BRS Tamani); Andropogon gayanus (cultivar BRS Planaltina); Brachiaria brizantha (cultivares BRS Piatã, BRS Marandu, BRS Xaraés e BRS Paiaguás) e estilosantes (cultivar BRS Campo Grande), além de feijão guandu (cultivar BRS Mandarim).

As cultivares de forrageiras em exposição foram desenvolvidas em parceria com a Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto). Na unidade demonstrativa também estarão expostas a cultivar Panicum maximum BRS Quênia e a braquiária híbrida BRS Ipyporã, que serão apresentadas como futuros lançamentos da Embrapa e Unipasto.

A cultivar BRS Tamani, lançada pela Embrapa Gado de Corte em 2015, é um dos destaques entre as forrageiras em exposição. Apresenta porte baixo, com muitas folhas e perfilhos que proporcionam boa cobertura de solo e alto valor nutritivo. É de fácil manejo, indicada para solos de média a alta fertilidade, sendo importante opção para sistemas de produção no bioma Cerrado. Em ensaio de pastejo, realizado no Cerrado do Distrito Federal, a cultivar apresentou bom estabelecimento quando implantada, além de elevada persistência nos períodos seco e chuvoso.

Outro destaque é a forrageira guandu BRS Mandarim. A cultivar tem demonstrado bons resultados para recuperar áreas degradadas em sistemas de integração com braquiária. Outro ponto positivo é que o consórcio contribui para restabelecer a fertilidade do solo e ainda melhorar o desempenho animal.

O pecuarista ainda tem a opção de usar o guandu BRS Mandarim para alimentação animal, principalmente na estação seca, quando a oferta de pastagem é escassa e a forragem de baixa qualidade. A leguminosa é manejada facilmente e o produtor não vai gastar muito na implantação. Além disso, a persistência na área é por volta de três anos, sendo necessário novo plantio após esse período.

Régua de Manejo de Pastagens – essa tecnologia desenvolvida pela Embrapa Gado de Corte com a finalidade de auxiliar no manejo correto da pastagem, visando aumento da produtividade e maior durabilidade do pasto, também será apresentada na vitrine. O manejo correto reduz a degradação das pastagens que é um dos principais problemas da pecuária no Brasil.

Uma grande dificuldade do pecuarista é saber a quantidade adequada de forragem para satisfazer as exigências do animal em pastejo. A régua indica a faixa ótima de uso da forragem, evitando que o produtor tenha problema de subpastejo, quando o pasto passa do ponto e perde o valor nutricional, ou o superpastejo, quando o manejo compromete a persistência da pastagem, situação que repetida frequentemente leva à degradação.

A tecnologia foi desenvolvida para uso com forrageiras tropicais lançadas pela Embrapa Gado de Corte - com exceção das braquiárias decumbens e humidícola - presentes nos sistemas pecuários de produção brasileiros. São elas: tanzânia, mombaça, massai, marandu, piatã, xaraés, decumbens e humidícola.

Trigo - a ExpoZebu Dinâmica conta pela primeira vez com plantações de trigo, vitrines que apresentam os últimos lançamentos de trigo da Embrapa para a região tropical do País. As cultivares de trigo irrigado BRS 394 e de trigo de sequeiro BRS 404 foram desenvolvidas pela Embrapa Cerrados e Embrapa Trigo para a região do Cerrado do Brasil Central.

A cultivar BRS 404 é alternativa para o cultivo de sequeiro nos estados de GO, MG e DF. De ciclo precoce, com 120 dias de até a maturação, a cultivar é classe comercial pão, com estabilidade na produção de farinha. É a primeira cultivar a apresentar maior tolerância à brusone com indicação de moderamente suscetível à doença.

Após quatro anos de avaliação em regiões produtoras de trigo irrigado, a cultivar BRS 394 foi indicada para cultivo em GO, MG e DF. É de ciclo precoce, classe comercial melhorador e boa resistência à debulha.

Soja - as seguintes cultivares de soja transgênica com tolerância ao glifosato indicadas para a região do Brasil Central farão parte da vitrine de tecnologias da Embrapa: BRS 7280RR, BRS 7480RR, BRS 7680RR, além da BRS 7380RR. Essa última apresenta resistência a seis raças de nematoides de cisto, além de resistência aos dois nematoides causadores de galhas (Meloidogyne javanica e Meloidogyne incognita) e baixo fator de reprodução de Pratylenchus brachyurus. Trata-se de um material precoce que permite a sucessão de culturas e a adoção da Integração Lavoura-Pecuária.

Também será apresentada a cultivar BRS 7780 IPRO - soja transgênica com tolerância ao herbicida glifosato, mas com a tecnologia Intacta. Indicada para os estados de GO, MG, MT e DF, a cultivar apresenta alto teto produtivo, estabilidade produtiva e flexibilidade na data de plantio. Seu lançamento foi para a safra 2015/2016.

Milho, sorgo e milheto – em um dos plots estarão expostos os materiais de milho, sorgo e milheto. As variedades de milho são BRS 3035, BRS 3025, BRS 3040 e BRS 1055. As de sorgo são BRS 310, BRS 373, BRS Ponta Negra e BRS 655. A cultivar de milheto é a BRS 1502. O milheto é uma gramínea muito utilizada para alimentação animal e em práticas de plantio direto, por possuir excelente potencial de produção de palhada para cobertura do solo.

A cultivar de milho BRS 1055 é do tipo híbrido simples, de ciclo semiprecoce e porte médio/alto. Recomendado para cultivos em safra e safrinha, sem restrições de altitude. Apresenta elevada produtividade e estabilidade de produção. Para produção de silagem, apresenta plantas de porte alto com ótima produção de massa e excelente digestibilidade de matéria-seca.

Entre as novas cultivares está o sorgo granífero BRS 373. A variedade é recomendada para plantio no sistema sucessão (safrinha), nas regiões Sul, Sudeste, Centro Oeste e Oeste Baiano. A BRS 373 alia produtividade com precocidade e apresenta boa tolerância à seca e à toxicidade de alumínio no solo.

Palestras - durante a ExpoZebu Dinâmica, pesquisadores da Embrapa estarão ministrando palestras. No dia 4 de maio serão realizadas, no auditório ABCZ, as seguintes palestras: "Sistema Boi Safrinha de Integração Lavoura-Pecuária (ILP)", às 10h, pelo pesquisador da Embrapa Cerrados Lourival Vilela. "Fatores de produção de milho para produção de silagem de qualidade" é o tema da palestra de Dimas Cardoso, que acontecerá às 13h30. Ás 14h30, o palestrante será o pesquisador da Embrapa Gado de Corte Roberto Giolo, que falará sobre a marca-conceito "Certificação Carne Carbono Neutro".

No dia 5 de maio, os palestrantes são os pesquisadores Ademir Zimmer e Fabiana Vila Alves, ambos da Embrapa Gado de Corte. A primeira palestra será às 10h, no auditório ABCZ, sobre "Sistema São Mateus de ILP". A palestra sobre "Bem estar e conforto térmico animal em sistemas ILPF" será proferida em campo, a partir das 14h30.

No dia 6 de maio, às 10h, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste André Luiz Novo falará sobre "Produção Intensiva de Leite a Pasto" e apresentará o Programa Balde Cheio. Á tarde, o pesquisador João Kluthcouski, da Embrapa Cerrados, ministrará palestra de encerramento sobre "Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF): intensificação sustentável do uso do solo". Ambas acontecerão no auditório ABCZ.

Serviço:

ExpoZebu Dinâmica 2016

Data: 4 a 6 de maio

Horário: 8h às 18h

Local: Estância Orestes Prata Tibery Jr. - Rodovia MG 427 km 02, em Uberaba (MG)

Entrada franca e estacionamento gratuito 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114