Cuiabá | MT 18/04/2024
Agro
Terça, 10 de maio de 2016, 05h59

Unidade móvel para Cadastro Ambiental Rural estará na Tecnofam 2016


A Tecnofam 2016 (Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar) é um evento promovido pela Embrapa Agropecuária Oeste, que acontecerá de 11 a 13 de maio, em Dourados, MS (inscrições pelo site http://bit.ly/1SXbkez). Durante os três dias, os pequenos produtores rurais terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) na unidade móvel do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) que estará no evento, em parceria com a Agraer.

O cadastro é obrigatório para todos os produtores no Brasil. Com relação aos pequenos produtores, até o momento, de acordo com dados do Imasul, responsável pelo CAR em Mato Grosso do Sul, cerca de dois terços das pequenas propriedades de MS ainda não se cadastraram - no Estado, existem 70.525 agricultores familiares.

O CAR-MS, segundo o Imasul, é um módulo de cadastramento disponível no SIRIEMA (Sistema IMASUL de Registros e Informações Estratégicas de Meio Ambiente).

O CAR, que era para ser realizado até 5 de maio de 2016, foi prorrogado em todo Brasil até 31 de dezembro 2017 somente para propriedades com até quatro módulos fiscais. A prorrogação foi estendida por meio da Medida Provisória e para tornar-se lei e entrar em vigor, depende de votação do Senado e de sanção da Presidência da República.

Além dos agricultores familiares de Mato Grosso do Sul, o público-alvo também são os profissionais da assistência técnica e extensão rural, estudantes, acadêmicos, professores e demais interessados ligados ao setor agropecuário. Para se inscrever, é só clicar neste link: https://bitly.com/1SXbkez. O evento é gratuito.

Serão demonstradas tecnologias de baixo custo, que modernizam os processos produtivos, aumentam a produtividade, a segurança alimentar e possibilitam a geração ou ampliação da renda do pequeno produtor rural. A realização do evento é da Embrapa, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Senar/MS e Prefeitura Municipal de Dourados, através da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Semafes).

O evento, que está em sua segunda edição (a primeira foi em 2014), foi estruturado pensando essencialmente na transferência de conhecimento. Haverá tecnologias a campo, na vitrine tecnológica, e em tendas, na Mostra de Tecnologias, ambas com a orientação de especialistas de várias instituições parceiras. Os visitantes também poderão desfrutar dos diversos produtos gerados por esse setor e que serão comercializados na Feira da Agricultura Familiar, e ainda participar de oficinas sobre fruticultura, plantas medicinais e manejo sanitário em bovinos leiteiros.

"Eventos dessa natureza só podem ser concebidos se os diferentes parceiros que atuam com esse setor estiverem juntos. Inclusive com presença de instituições que prestam serviços de utilidade pública, como o Imasul, com a unidade móvel para o cadastro ambiental rural, o CCZ para a divulgação da campanha contra o mosquito Aedes aegypti, além do Senar e do Sebrae", diz Auro Otsubo, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste.

Muitas das tecnologias que serão demonstradas a campo têm origem na Embrapa Agropecuária Oeste e em outras Unidades da Embrapa: Algodão, Amazônia Ocidental, Arroz e Feijão, Gado de Corte, Gado de Leite, Hortaliças, Instrumentação, Mandioca e Fruticultura, Meio Norte, Milho e Sorgo, Pantanal, Suínos e Aves, Tabuleiros Costeiros. Também têm tecnologias desenvolvidas pela Agraer, Uems, UFGD e de empresas expositoras. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114